DESAFÍOS Y TRÁMITES RELACIONADOS AL ENFRENTAMIENTO DE LOS DOCENTES HACÍA UN CURRÍCULO INNOVADOR: EL CURSO MÉDICO DE UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1214-1234

Palabras clave:

Planificación curricular, Cambio de plan de estudios, Formación del profesorado, Educación médica, Enseñanza en ciencias de la salud.

Resumen

Esta investigación es un estudio de caso acerca del proceso de cambio del plan de estudios de una carrera de medicina desde la perspectiva de los docentes, con un enfoque en el análisis de incidentes críticos y en los repertorios lingüísticos obtenidos a través de entrevistas individuales. Los datos fueron analizados y discutidos desde el Contexto Interno de la Facultad durante el período de cambio del plan de estudios; el Contexto Externo que trae la relación de los cursos con las redes de salud y educación; los Proyectos desarrollados por los docentes para apoyar los cambios y las Resistencias / Choques resultantes de ellos. El análisis destaca la importancia de la participación diaria del docente en el aula y en las demás fases del proceso de desarrollo, revisión e innovación curricular y el uso de enfoques educativos permanente, la planificación participativa, la formación y participación de los docentes en redes formales e informales de relaciones; desarrollo de equipos y manejo de conflictos.

Biografía del autor/a

Carmen Eurydice Calheiros Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

É graduada em Psicologia, com mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e Doutorado em Ciências pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE da Unifesp (2018). É professora efetiva do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Atua principalmente nas áreas de desenvolvimento curricular; desenvolvimento institucional; planejamento estratégico; desenvolvimento de equipes; ética; acompanhamento e avaliação de projetos; qualidade de vida em profissionais da saúde e educação permanente na área da saúde.

Jefferson de Souza Bernardes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com Doutorado-Sanduíche em Psicologia Social - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (2003). Realizou seu Pós -Doutorado na UAB em 2017. Atualmente é Professor Associado III pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Diretor do Instituto de Psicologia. Professor da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Alagoas, professor do Mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas, professor do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicologia social, formação em psicologia, saúde, educação e práticas discursivas. Participante do Grupo de Trabalho Cotidiano e Práticas Sociais, coordenado pela Profª Drª Mary Jane Spink - ANPEPP. Um dos líderes do Grupo de Pesquisa PROSA na Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUCSP). Participou do XVI Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Foi representante do CFP no Comitê Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde de 2015-2016. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) na gestão 2008/2009.

Sylvia Helena de Souza da Silva Batista, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora com Graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Licenciatura Plena Em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993, 1997). Livre Docente em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atuo na área de Educação na Saúde, destacando-se os temas de formação docente para o ensino superior em saúde, aprendizagem e formação em saúde. Nestes âmbitos realizo minhas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão) e dirigido minhas publicações (artigos científicos e livros). Além da graduação, atuo como docente permanente dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde , Ensino em Ciências da Saúde e Interdisciplinar em Ciências do Mar. No campo da gestão acadêmica ocupei os cargos de vice-chefe do departamento Saúde, Educação e Sociedade (Campus Baixada Santista/Unifesp), coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde, vice-diretora (eleita) e diretora (eleita) do Campus Baixada Santista/ Instituto Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo.

Citas

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Publicado

2020-09-28

Número

Sección

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade