<strong>A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-GESTOR NAS POLÍTICAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO</strong>

Autores/as

  • Eneida Oto Shiroma Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Profissionalização, Professor-gestor, Diretrizes curriculares, Formação de professores.

Resumen

A reforma do Estado brasileiro, em meados dos anos 1990, promoveu a criação de políticas de profissionalização dos professores. Este artigo discute a profissionalização docente apresentando elementos para compreender as origens dessa política, suas vinculações com as recomendações de organismos multilaterais e suas implicações para a formação e o trabalho docente. Analisamos as diretrizes curriculares para a formação de professores e documentos do Banco Mundial, OIT, OEI e Unesco sobre a profissionalização. Dedicamos especial atenção às novas tarefas e ao currículo recomendado para se preparar o professor-gestor. De acordo com esses organismos multilaterais, professores e diretores devem ter autonomia na tomada de decisões, assumindo a responsabilidade sobre elas e sobre o desempenho dos alunos. Neste contexto, o sucesso ou o fracasso da instituição são atribuídos à competência dos professores. Este modelo de gestão envolve a adoção de novos dispositivos para comunicação, avaliação e responsabilização que constituem novas formas de regulação da educação.

Biografía del autor/a

Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de

Número

Sección

Artigos