<strong>CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E DA EDUCAÇÃO POPULAR À CONSTRUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO</strong>

Autores/as

  • Pedro de Carvalho Pontual Presidente honorário do CEAAL – Conselho de Educação de Adultos da América Latina

Palabras clave:

Educação Popular, Participação, Gestão democrática.

Resumen

Este artigo tem por objetivo resgatar algumas das contribuições de Freire e outros autores do campo da Educação Popular que podem apontar caminhos e alternativas no sistema educacional brasileiro na atualidade. Para começar, são resgatados alguns elementos essenciais para compreender o alcance das contribuições de Freire e que o tornam uma inspiração para a corrente pedagógica e cultural da Educação Popular, sobretudo, no âmbito da América Latina. Em seguida, são retomadas algumas idéias centrais de Freire sobre o papel da alfabetização na construção da cidadania que foram compartilhadas no momento em que a criação do MOVA-SP foi discutida, durante sua gestão como Secretário Municipal da Educação da cidade de São Paulo. Estas idéias tensionam críticamente algumas tentativas ainda hoje de reeditar campanhas de alfabetização utilizando métodos aligeirados para sua implementação. A questão da participação social e da gestão democrática são as preocupações centrais deste artigo. Neste momento em que se debatem as bases de um novo Plano Nacional de Educação é importante lembrar que o diálogo e o conflito são elementos constitutivos do processo de construção democrática das políticas públicas voltadas à superação das desigualdades e a viabilização de um modelo de desenvolvimento integral, inclusivo e sustentável. A gestão democrática é elemento central para se alcançar os objetivos da qualidade social da educação na perspectiva da emancipação humana e que seja capaz de enfrentar os novos e cada vez mais complexos desafios do século XXI.

Biografía del autor/a

Pedro de Carvalho Pontual, Presidente honorário do CEAAL – Conselho de Educação de Adultos da América Latina

Doutorado em Educação pela PUC-SP Colaborador da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Presidente honorário do CEAAL – Conselho de Educação de Adultos da América Latina