Efeitos de uma intervenção educativa mediada por tecnologias na saúde vocal de professores do ensino fundamental de Cuiabá-MT

estudo quase experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i1e68697

Palavras-chave:

Professores Escolares, Voz, Formação à Distância através das TIC, Treinamento da Voz, Capacitação de Professores

Resumo

Introdução: os professores estão expostos a diversos fatores de risco para a voz, ocasionando o distúrbio de voz relacionado ao trabalho. As tecnologias da informação e comunicação podem favorecer saúde vocal de professores. Objetivo: analisar os efeitos de uma intervenção educativa mediada por tecnologias na saúde vocal de professores do ensino fundamental. Método: trata-se de um estudo quase-experimental, realizado com professores do ensino fundamental de quatro escolas públicas, foram aplicadas triagens vocais presenciais pré e pós-intervenção e oito encontros síncronos realizados no período de um mês com orientações e exercícios vocais. Testes estatísticos foram aplicados para comparar os momentos pré e pós-intervenção. Resultados: a intervenção proporcionou a redução significativa de sintomas vocais, como a rouquidão e a perda da voz, e do Índice de Triagem para o Distúrbio de Voz. Os professores referiram realizar mais cuidados vocais após a intervenção, como fazer repouso vocal, aquecer e desaquecer a voz. Houve melhora da autoavaliação de satisfação com a voz após a intervenção. Contudo, a intervenção não foi suficiente para promover a mudança de alguns hábitos vocais. Conclusão: a intervenção foi essencial para reduzir sintomas vocais e o distúrbio de voz autorreferido entre professores, proporcionando novos cuidados vocais e aumento da satisfação com a própria voz. A adoção da formação continuada em voz é primordial para a modificação de hábitos e comportamentos nesta população.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Santos, A. C. M. dos, Guimarães, L. V., & Andrade, A. C. de S. (2025). Efeitos de uma intervenção educativa mediada por tecnologias na saúde vocal de professores do ensino fundamental de Cuiabá-MT: estudo quase experimental. Distúrbios Da Comunicação, 37(1), e68697. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i1e68697

Edição

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Artigos