Cenário da publicação fonoaudiológica brasileira na área voz do professor

uma revisão de escopo

Autores

  • Marcelo de Araújo Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Edna Pereira Gomes de Morais Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Lavínia Vieira Dias Cardoso Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Vanessa Fernandes de Almeida Porto Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-0100-4869

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e56426

Palavras-chave:

Professor, Docente, disfonia, treinamento da voz

Resumo

Introdução: Os professores são a categoria profissional com maior risco para a disfonia, sendo a mais estudada na literatura fonoaudiológica na área da voz, o que mostra a importância de conhecer mais sobre os seus aspectos vocais e levantar as lacunas existentes para que pesquisas futuras possam preenchê-las satisfatoriamente. Objetivo: Mapear e caracterizar as pesquisas primárias na área da voz do professor, publicadas em periódicos nacionais de Fonoaudiologia, no período de 2011 a março de 2021. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, além de uma busca complementar nas referências dos artigos incluídos e sites dos periódicos, foram levantados artigos de estudos primários publicados entre janeiro de 2011 e março de 2021. A busca eletrônica resultou em 247 artigos, dos quais apenas 78 foram incluídos na presente revisão. Resultados: Os estudos foram, em sua maioria, do tipo observacional (65,4%), com maior pico de publicação (20,5%) no ano de 2016; sendo 53,8% dos estudos conduzidos na região Sudeste, com maior publicação no estado de São Paulo, 34,6%. No que se refere às categorias temáticas, os estudos de correlação/associação foram mais prevalentes (24,4%), seguidos dos estudos que versam sobre autopercepção (12,8%) e sintomatologia (11,5%). Conclusão: No período da busca foram encontrados 78 estudos na área da voz do professor, publicados em periódicos nacionais de Fonoaudiologia. Há uma prevalência de estudos quantitativos, principalmente, aqueles com desenho observacional, o maior pico de publicações foi em 2016 e a região sudeste lidera o número de publicações.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Santos, M. de A., Morais, E. P. G. de, Cardoso, L. V. D., & Porto, V. F. de A. (2022). Cenário da publicação fonoaudiológica brasileira na área voz do professor: uma revisão de escopo. Distúrbios Da Comunicação, 34(3), e56426. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e56426

Edição

Seção

Artigos