A relação entre o aleitamento, transição alimentar e os indicadores de risco para o desenvolvimento infantil

Autores

  • Josiane F Vendruscolo
  • Giordana M Bolzan
  • Anelise H Crestani
  • Ana P R Souza
  • Anaelena B de Moraes

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, hábitos alimentares, aleitamento materno

Resumo

O presente estudo busca investigar a associação entre a transição alimentar e o aleitamento com a presença de risco ao desenvolvimento infantil. A amostra foi constituída de 62 díades mãe-bebê. A coleta de dados ocorreu por meio da análise da interação mãe-bebê feita com base no Protocolo de Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDIs) e de uma entrevista que investigou aspectos relativos ao aleitamento e à transição alimentar. Os dados foram organizados em categorias em relação à transição alimentar e ao aleitamento, presença ou ausência de risco ao desenvolvimento infantil, além de variáveis temporais, e analisadas estatisticamente no software STATISTICA 9.0. Os resultados apontaram que a dificuldade de transição alimentar e dificuldade de aleitamento correlacionam-se de modo significativo à presença de risco ao desenvolvimento infantil na fase de coleta dos IRDIs de 12 a 18 meses. Também está associada às variáveis idade da transição alimentar, idade da inserção de alimentação sólida, tempo de aleitamento materno e tempo de aleitamento artificial. Deste modo, a pesquisa demonstra que a dificuldade no aleitamento e na transição alimentar se associam a alterações nas interações iniciais detectáveis pelo protocolo de Índices de Risco ao Desenvolvimento Infantil, principalmente ao eixo teórico que se refere à função paterna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane F Vendruscolo

Fonoaudióloga; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria – RS; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Giordana M Bolzan

Fonoaudióloga

Anelise H Crestani

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – RS; Fonoaudióloga.

Ana P R Souza

Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria; Pós-Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Anaelena B de Moraes

Professor Adjunto do departamento de estatística da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Edição

Seção

Artigos