A teoria dos campos conceituais no enlace entre a formação docente e o estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020Palavras-chave:
Teoria dos Campos Conceituais, Estágio Supervisionado, Formação Docente, Relato de Experiência, Ensino de MatemáticaResumo
A Teoria dos Campos Conceituais destaca a interconexão entre conceitos matemáticos, enquanto Maurice Tardif propõe a integração dos Saberes de Conteúdo, Pedagógicos e da Experiência na formação docente. Esse artigo tem por objetivo abordar um relato de experiência durante o estágio supervisionado em uma escola que busca proporcionar educação de qualidade, destacando a importância da comunicação e enfrentando desafios práticos. A experiência destaca a sala de aula como um espaço de construção do conhecimento e crescimento emocional e social, com ênfase na compreensão do conceito de "conversar" segundo Maturana. O estágio é dividido em fases, incluindo Pré-Estágio, Estágio e Pós-Estágio, cada uma com ênfases distintas. Estratégias inovadoras, como o uso de tecnologias e diferenciação pedagógica, são adotadas para promover uma compreensão sólida dos conteúdos. Durante o relato evidencia-se uma experiência negativa envolvendo abuso sexual, destacando a complexidade das relações humanas na sala de aula. A reflexão sobre o papel do professor na identificação e prevenção de abuso sexual é apresentada, enfatizando a responsabilidade de criar um ambiente seguro. Conclui-se o artigo enfatizando a importância da cultura da paz na educação, promovendo a aceitação da diversidade e valorizando as diferenças. A formação de professores é descrita como uma jornada multifacetada que exige não apenas conhecimento técnico, mas também empatia, sensibilidade e preparo para enfrentar desafios complexos, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizado seguro e uma sociedade mais justa e responsável.
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