A teoria dos campos conceituais no enlace entre a formação docente e o estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais, Estágio Supervisionado, Formação Docente, Relato de Experiência, Ensino de Matemática

Resumo

A Teoria dos Campos Conceituais destaca a interconexão entre conceitos matemáticos, enquanto Maurice Tardif propõe a integração dos Saberes de Conteúdo, Pedagógicos e da Experiência na formação docente. Esse artigo tem por objetivo abordar um relato de experiência durante o estágio supervisionado em uma escola que busca proporcionar educação de qualidade, destacando a importância da comunicação e enfrentando desafios práticos. A experiência destaca a sala de aula como um espaço de construção do conhecimento e crescimento emocional e social, com ênfase na compreensão do conceito de "conversar" segundo Maturana. O estágio é dividido em fases, incluindo Pré-Estágio, Estágio e Pós-Estágio, cada uma com ênfases distintas. Estratégias inovadoras, como o uso de tecnologias e diferenciação pedagógica, são adotadas para promover uma compreensão sólida dos conteúdos. Durante o relato evidencia-se uma experiência negativa envolvendo abuso sexual, destacando a complexidade das relações humanas na sala de aula. A reflexão sobre o papel do professor na identificação e prevenção de abuso sexual é apresentada, enfatizando a responsabilidade de criar um ambiente seguro. Conclui-se o artigo enfatizando a importância da cultura da paz na educação, promovendo a aceitação da diversidade e valorizando as diferenças. A formação de professores é descrita como uma jornada multifacetada que exige não apenas conhecimento técnico, mas também empatia, sensibilidade e preparo para enfrentar desafios complexos, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizado seguro e uma sociedade mais justa e responsável. 

Biografia do Autor

Lucas da Silva Schwarzbach, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas- FORPPE/FURG, com pesquisa na área de formação de professores de Matemática, dos processos de ensino e de aprendizagem e da linguagem escrita como artefato epistêmico de aprendizagem e também é membro do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação que se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar, articulando pesquisas nas áreas de Informática na Educação. Foi líder do Centro Acadêmico das Matemáticas (CAMAT) - 2022.

Lilian Alves Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharela em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No Programa de Pós-Graduação foi bolsista CNPq (Mestrado) e CAPES (Doutorado) com vinculação na Linha de Pesquisas Teorias e Culturas em Educação. Atuou como professora substituta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG nos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas a partir da área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágios Supervisionados. Também atuou como professora do Curso de Licenciatura em Ciências UAB/FURG. Tem experiência como educadora em espaços escolares, tendo atuado como coordenadora pedagógica e como professora na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos. Também tem experiência em espaços não escolares, especificamente em espaços comunitários de educação ambiental e agricultura urbana. Tem interesse nos temas: aprendizagem, ambiente, educação ambiental, currículo, formação de professores, educação em Ciências e Biologia.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, lotado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF. Atuou por cinco anos como professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD na qual permanece como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat). Líder do Grupo de Pesquisa TANGRAM - Educação Matemática, Cultura e Tecnologia (IMEF-FURG). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Possui experiência na Educação Básica, tendo atuado como professor de Matemática no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Participou como avaliador do PNLD 2020 - Matemática e do PNLD 2021 - Matemática. Atua na formação inicial e continuada de professores, especificamente, nas áreas de: formação de professores; imbricamento entre metodologias e tecnologias para o ensino de matemática; Cultura digital; Saberes docentes e formação profissional; Engendramento coletivo-singular em redes fechadas de conversação.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Schwarzbach, L. da S., Schmitt, L. A., & Figueiredo, T. D. (2025). A teoria dos campos conceituais no enlace entre a formação docente e o estágio supervisionado. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 75–92. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020

Edição

Seção

Artigos