Do exercício ao problema: A potencialização dos registros de representação semiótica pelo GeoGebra

Potenciando los registros de representación semiótica por GeoGebra

Autores

  • Josias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Osório
  • Márcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ricardo Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Restinga

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66564

Palavras-chave:

Representações Semióticas, Resolução de Problemas, GeoGebra, Geometria

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma experiência sobre a resolução de um exercício de matemática em sala de aula envolvendo o cálculo de área de um losango e a sua transformação em problema de matemática usando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Mais precisamente, pretende-se mostrar através desta experiência que o software de geometria dinâmica GeoGebra contribui para a transição de um exercício para um problema, passagem esta que se fundamenta na exploração e mobilização dos diferentes tratamentos e conversões em diferentes representações semióticas. A atividade foi desenvolvida em uma turma de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, com o uso do GeoGebra sendo fundamental para um estudo mais dinâmico do objeto geométrico, permitindo aos alunos manipular o objeto, identificar elementos e enriquecer a figura com diferentes objetos geométricos. A análise dessa abordagem evidencia que o GeoGebra potencializa tanto a construção de tratamentos no registro figural quanto a interação dos alunos com o objeto, possibilitando um novo olhar sobre alguns tópicos de geometria e uma participação mais ativa na produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Josias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Osório

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório (2007) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Atua como docente desde 2008. Desenvolve projetos de preparação para as olimpíadas de matemática com alunos do ensino médio, e projetos de ensino de matemática usando a metodologia resolução de problemas aliada ao uso de softwares de matemática, com alunos do curso de Licenciatura em matemática do IFRS – campus Osório.

Márcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisa os potenciais cognitivos das tecnologias digitais na Educação Matemática e os processos de apropriação tecnológica na formação do professor de Matemática. Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e do Curso de Especialização em Matemática-Mídias Digitais-Didática: tripé para a formação do professor de Matemática.

Ricardo Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Restinga

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (UFRGS).

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

Savóis, J. N. ., Notare, M. R., & Silva Ribeiro, R. (2024). Do exercício ao problema: A potencialização dos registros de representação semiótica pelo GeoGebra: Potenciando los registros de representación semiótica por GeoGebra. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 146–165. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66564

Edição

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Artigos