Do exercício ao problema: A potencialização dos registros de representação semiótica pelo GeoGebra
Potenciando los registros de representación semiótica por GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii66564Palavras-chave:
Representações Semióticas, Resolução de Problemas, GeoGebra, GeometriaResumo
Este artigo apresenta a análise de uma experiência sobre a resolução de um exercício de matemática em sala de aula envolvendo o cálculo de área de um losango e a sua transformação em problema de matemática usando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Mais precisamente, pretende-se mostrar através desta experiência que o software de geometria dinâmica GeoGebra contribui para a transição de um exercício para um problema, passagem esta que se fundamenta na exploração e mobilização dos diferentes tratamentos e conversões em diferentes representações semióticas. A atividade foi desenvolvida em uma turma de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, com o uso do GeoGebra sendo fundamental para um estudo mais dinâmico do objeto geométrico, permitindo aos alunos manipular o objeto, identificar elementos e enriquecer a figura com diferentes objetos geométricos. A análise dessa abordagem evidencia que o GeoGebra potencializa tanto a construção de tratamentos no registro figural quanto a interação dos alunos com o objeto, possibilitando um novo olhar sobre alguns tópicos de geometria e uma participação mais ativa na produção de conhecimento.
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