O Estágio Supervisionado e a Formação de Professores/as: um relato de experiência no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii65059Mots-clés :
Estágio Supervisionado, Formação Docente, Relato de ExperiênciaRésumé
No artigo, em tela, discutimos a dimensão do estágio supervisionado e sua contribuição para a formação de professores/as. Tomamos o relato de experiência de um estudante do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a respeito de sua vivência na escola-campo e na disciplina de Estágio Supervisionado I, como objeto de análise e investigação para desenvolvimento desta reflexão. Seu transitar nesse período foi registrado em um diário de campo, que nos permitiu realizar inferências e tecer reflexões sobre essa atividade. O texto apresenta a importância desse momento na formação dos/as futuros/as professores/as, assim como a indissociabilidade entre teoria e prática, como caminho indispensável para que o/a estagiário/a possa compreender e intervir na realidade a qual está inserido/a. Foi possível perceber que o estágio supervisionado, não é apenas um componente curricular da matriz de um curso de licenciatura, mas, é um campo de pesquisa, investigação e formação docente que não se reduz apenas a uma atividade prática instrumental.
Métriques
Références
BATISTA, A. C.; LIMA, A. S. Formação, saberes docentes e identidade profissional: o que dizem as professoras do município de Mamanguape - PB?. Educação em Foco. Belo Horizonte - MG, v. 25, n. 46, mai./ago. 2022.
FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H.; MEDEIROS, E. A. Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Série-Estudos. v. 27, n. 59. jan./abr. 2022.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KHAOULE, A. M. K.; CARVALHO, E. F. Diários de campo como possibilidade de pesquisa na formação de professores. Anais [...]. III Simpósio Nacional de História da UEG. Iporá - GO, 2013. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/simposionacionaldehistoria/article/view/2184.
MIRANDA, J. R.; SOUSA, M. S. B. A formação inicial de professores: uma análise entre o PIBID e o estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia. Cocar. v. 15, n. 33, 2021.
MONTÃO, L. C. V. Refletindo sobre a observação no contexto do estágio supervisionado obrigatório realizado em ambiente educacional. Anais [...]. VIII Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Campina Grande - PB, Editora Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89585.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional. Vitória da Conquista - BA, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez., 2021.
NORONHA, O. M. Epistemologia, formação de professores e práxis educativa transformadora. Quaestio. Sorocaba - SP, v. 12, n. 1, 2010.
NUNES, I. L. L. Robótica educacional no ensino de Matemática: mapeamento da produção científica e proposição de framework teórico-metodológico. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SANTOS, C. M. M.; ALVES, F. C.; LIMA, M. S. L. Fundamentos teóricos da docência no estágio supervisionado. Revista Online de Política e Gestão Educacional. Araraquara - SP, v. 26, n. 4, 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.