Movimentos de um Movimento: um estudo sobre os significados atribuídos ao escolanovismo e seus ritmos

Autores

  • LUZIA APARECIDA DE SOUZA Centro de Ciências Exatas e Tecnologia; Educação Matemática, UFMS, Campo Grande
  • ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências, UNESP , Bauru; Educação para a Ciência, UNESP, Bauru; Educação Matemática, UNESP, Rio Claro

Resumo

Resumo

Um conjunto de depoimentos coletados oralmente e de fontes escritas disponíveis no arquivo inativo de um antigo Grupo Escolar paulista é analisado em paralelo à literatura sobre o Movimento Escolanovista visando a compreender os modos como um ideário se impõe, no cotidiano das práticas escolares, num ritmo constante de avanços e resistências, alterações e manutenções. Ao mesmo tempo, defende-se que o Movimento Escolanovista – ou qualquer proposta educacional – não é um bloco maciço de significados fixos, mas uma leitura, uma mobilização, uma apropriação que, segundo os vários significados a ele atribuídos, implica a efetivação de algumas práticas no interior da escola.

 

Abstract

A set of oral depositions and written sources of the archive of an old Primary School is analyzed in parallel to the literature about the New Education Movement in order to understand the ways in which a concept takes place in daily school practices, pointing out its moments of progress and resistance, alterations and maintenance. At the same time, it is argued that it is impossible to consider the New Education movement - or any educational proposal - as a solid block of fixed meanings. Instead, such proposals are readings, mobilizations, according to which some practices are created within the schooling system.

Metrics

PDF views
1,426
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026188
|

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

DE SOUZA, L. A.; GARNICA, A. V. M. Movimentos de um Movimento: um estudo sobre os significados atribuídos ao escolanovismo e seus ritmos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 481–506, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12766. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos