O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras <br> Supervised internship in mathematics: a view of brazilian researches

Autores

  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação Inicial de Professores de Matemática, Estágio Supervisionado.

Resumo

Nesse artigo apresentamos um panorama geral de temáticas abordadas e resultados obtidos em dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado publicadas no Brasil a respeito do Estágio Supervisionado em cursos de Licenciatura em Matemática. Enquanto estudo documental, realizamos uma análise interpretativa do(s) objetivo(s) ou questão(ões) de investigação de 21 trabalhos que nos permitiram constituir seis eixos temáticos. A partir da análise de resultados dos trabalhos diretamente relacionados aos seus respectivos objetivo(s) ou questão(ões) de investigação, apresentamos elementos para uma caracterização do Estágio Supervisionado em termos de suas potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática.

Abstract

In this study we present a view of research themes and results with respect to the Supervised Internship in Pre-service Mathematics Teachers Education. We carried out a documentary study of the goal(s) or the research question(s) present in 21 works published in Brazil, dissertations and doctoral thesis, from an interpretative point wherewith we identify thematic axes that reveal what have been researched about the Supervised Internship in Mathematics. The most recurring themes are related to ‘analysis of Supervised Internship proposals’ and ‘teachers’ knowledge’. By the analysis of their results we outline a Supervised Internship characterization in terms of its potentialities for the Mathematics Teachers Education and highlight that all works have essential formative aspects to the prospective teacher.

 

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Publicado

2013-05-02

Edição

Seção

Artigos