Tradução de textos matemáticos para a linguagem natural em situações de ensino e aprendizagem<br>Translation of mathematical texts to natural language in teaching and learning situations

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Profª. Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará.

Palavras-chave:

Tradução de textos matemáticos, Interpretação, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este texto tem o objetivo de analisar os problemas de tradução de textos matemáticos em situações de ensino e aprendizagem. Para tanto se buscou os estudos de filósofos e matemáticos que se dedicam, entre outras questões, ao trabalho da tradução. O debate daqueles que discutem a tradução de textos literários centra-se na pergunta: deve-se traduzir o sentido ou as palavras da obra a ser traduzida? Na tradução de textos científicos, a pergunta é outra: em que medida os conceitos produzidos em linguagem natural[1] são susceptíveis de cientificidade? Nesses termos, uma boa tradução impõe uma lógica e a necessidade de se operar com a linguagem matemática, já que a linguagem natural é polissêmica. A análise da tradução de textos matemáticos sob o ponto de vista pedagógico concilia as perguntas levantadas por filósofos e matemáticos. Alguns educadores apostam não em uma mera tradução de palavras, e sim, na procura de sentidos do texto matemático, porém, advertem que tal interpretação se depara com critérios lógicos que são necessários para que o texto traduzido não entre em contradição com a lógica da matemática. Neste sentido, traduzir um texto matemático é interpretar enunciados e regras matemáticas, portanto, é ler o que está escrito além do texto codificado, assim como, significa ver um objeto como algo que segue técnicas.

 

Abstract

This text aims to analyze the translation problems of mathematical texts in teaching and learning situations. For that, we sought studies of philosophers and mathematicians engaged, among other issues, in the work of translation. The debate of those who discuss the translation of literary texts focuses on the question: should we translate the meaning or the words of the work to be translated? In the translation of scientific texts, the question is: to what extent the concepts produced in natural language are likely to scientism? In these terms, a good translation requires logic and the need to operate with mathematical language, since natural language is polysemic. The analysis of the translation of mathematical texts from the pedagogical point of view conciliates the questions raised by philosophers and mathematicians. Some educators bet, not on a mere translation of words, but in the seeking of the meaning of the mathematical text, however, they warn that such an interpretation is faced with logical criteria that are necessary for the translated text does not contradict the logic of mathematics. Thus, translate a mathematical text is to interpret mathematical statements and mathematical rules, therefore, is to read what is written beyond the encoded text, as well as see an object as something that follows techniques.

 


[1] Língua materna é a primeira língua de um sujeito. Neste texto, utilizamos linguagem natural para se diferenciar da linguagem matemática.

 

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Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Profª. Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará.

Licenciada e Especialista em Matemática, Especialista em Filosofia da Linguagem  e do Conhecimento (UNISINOS/RS). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 (França) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris 1 (Sorbonne/França).

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Publicado

2014-05-03

Como Citar

ABREU DA SILVEIRA, M. R. Tradução de textos matemáticos para a linguagem natural em situações de ensino e aprendizagem&lt;br&gt;Translation of mathematical texts to natural language in teaching and learning situations. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/15338. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos