O conhecimento esperado sobre limites e continuidade a partir de análise das provas unificadas de Cálculo I na UFRJ<br>The expected knowledge about limits and continuity as shown by analysis of the unified examinations on first calculus course at UFRJ

Autores

  • Sandro Renè Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcia Maria Fusaro Pinto Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Limite e continuidade_1, Teoria Antropológica do Didático_2, Educação Matemática no Ensino Superior_3.

Resumo

Neste artigo analisamos os enunciados e as soluções das questões de provas de Cálculo I disponibilizadas por uma equipe de professores, buscando descrever os conhecimentos sobre limites e continuidade que vêm sendo considerados relevantes para a formação esperada dos alunos de turmas em que um modelo de prova unificada é adotado. Adotamos a perspectiva da Teoria Antropológica do Didático, de Yves Chevallard, pelo seu potencial de analisar a realidade matemática que emerge de práticas específicas que se relacionam com a transmissão de conteúdo. Da organização matemática observada, destacamos que o bloco técnico é altamente valorizado e, mesmo que seja possível identificarmos a tecnologia, não há preocupação em deixá-la mais visível, mas sim de  mantê-la em um segundo nível de importância em relação à técnica.

 

Abstract

This article presents an analysis of exam questions and their solutions of a calculus course,  provided by a team of professors, with the aim of describing the mathematical knowledge about limits and continuity that have been considered relevant to students attending courses in which a model of exam unified for various calculus courses  is applied. We adopt the perspective of the Anthropological Theory of Didactics, by Yves Chevallard, due to its potential to analyze the mathematical reality emerging from specific practices related to content knowledge transmission. For the mathematical organization observed, the aspects related to resolution techniques to solve the diverse kinds of problems are highly valued and, even if it is possible to identify elements that justify them or explain them, there is no concern about leaving it more visible, but to keep it in a secondary level of importance in relation to the techniques.


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Biografia do Autor

Sandro Renè Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática.

Educação Matemática.

Márcia Maria Fusaro Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos Matemáticos.

Educação Matemática.

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Publicado

2014-05-03

Como Citar

CUNHA, S. R.; FUSARO PINTO, M. M. O conhecimento esperado sobre limites e continuidade a partir de análise das provas unificadas de Cálculo I na UFRJ&lt;br&gt;The expected knowledge about limits and continuity as shown by analysis of the unified examinations on first calculus course at UFRJ. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17018. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos