A COMBINATÓRIA: ESTADO DA ARTE EM ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS OCORRIDOS NO BRASIL DE 2009 A 2013<br>THE COMBINING: STATE OF THE ART IN PROCEEDINGS OF SCIENTIFIC EVENTS NATIONAL AND INTERNATIONAL OCCURRED IN BRAZIL 2009 2013

Autores

  • Monalisa Cardoso Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Azêvedo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Raciocínio Combinatório, Estado da Arte, Eventos Científicos.

Resumo

O presente trabalho discute estudos recentes que se referem ao desenvolvimento do raciocínio combinatório, no qual buscou-se analisar, através de um levantamento bibliográfico, os artigos científicos publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013, visando a discutir o Estado da Arte dessa área. Observa-se um número crescente de estudos que tratam especificamente deste campo, com maior ênfase nos estudos de sondagem que, de um modo geral, evidenciam que os alunos são capazes de desenvolver tal raciocínio desde cedo. As pesquisas apontam a necessidade de propostas de formação continuada para suprir as dificuldades de professores; preparo minucioso dos livros didáticos, os quais deveriam trazer, além de problemas combinatórios, orientação ao professor; a contribuição de softwares educativos para o ensino; e a importância de metodologias baseadas nas estratégias apresentadas pelos alunos.

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

SILVA, M. C.; PESSOA, C. A. dos S. A COMBINATÓRIA: ESTADO DA ARTE EM ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS OCORRIDOS NO BRASIL DE 2009 A 2013&lt;br&gt;THE COMBINING: STATE OF THE ART IN PROCEEDINGS OF SCIENTIFIC EVENTS NATIONAL AND INTERNATIONAL OCCURRED IN BRAZIL 2009 2013. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 670–693, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20665. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos