A prática com o laptop na escola e a evolução no uso pedagógico das TDIC pelos professores<b>Laptop practice at school and the pedagogical evolution of DCIT use by teachers

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini De Almeida PUC-SP
  • Nelson Morato P. De Almeida Escola Técnica Aprígio Gonzaga do Centro Paula Souza

Palavras-chave:

Laptop na escola, Integração de tecnologias na prática pedagógica, Currículo e tecnologias, Inovação

Resumo

Este trabalho apresenta parte de uma investigação sobre a análise do uso do laptop educacional em escolas públicas de ensino fundamental, mediante o olhar de professores registrado por meio de respostas a um questionário com questões objetivas. O foco das análises incide sobre as questões relacionadas aos tipos de atividades pedagógicas realizadas pelos professores com seus alunos ao fazer uso do laptop em sala de aula, a frequência com que ocorreram esses usos e os recursos utilizados. Por meio de um processo de análise de dados multidimensional com o uso do software CHIC são estabelecidas relações entre as práticas realizadas e o possível estágio de evolução no uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC pelos professores, identificando-se como resultados os estágios de adaptação, apropriação e inovação.

 

This study presents a partial research on the analysis of laptop use in educational context at Elementary public schools from the teachers’ perspective, as documented through their replies to a direct-question questionnaire. The focus of analysis is set on questions related to the types of pedagogical activities as performed by the teachers with their students while using laptops in the classroom, and also the frequency of use and resources applied. Using a multidimensional data analysis with CHIC software, relations were established between performed practices and the expected stage of evolution in the pedagogical use of digital communication and information technologies – DCIT - by the teachers, identifying the results in three stages, namely adaptation, appropriation and innovation.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, M. E. B. (2004). Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação.

ALMEIDA, M. E. B., Barreto, G. O. and Jesus, V. G. S. (2012). O currículo da escola do século XXI: a integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem. In: FERRENTINI, F. S; ELIA, M. F.(orgs.). Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas– Rio de Janeiro: NCE/UFRJ. pp. 259 – 270. Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca/ > (Acesso em 18 jul 2013)

ALMEIDA, M. E. B. and Bertoncello, L. (2011). Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento do currículo. In: X Congresso Nacional de Educação. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba, PUC-PR.

ALMEIDA, M. E. B. and Prado, M. E. B. (Orgs.). (2011). O computador portátil na escola. São Paulo: Avercamp.

ALMEIDA, M. E. B. and Valente, J. A. (2011). Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus.

BEBELL, D.and Kay, R. (2010). One to One Computing: A Summary of the Quantitative Results from the Berkshire Wireless Learning Initiative. Journal of Technology, Learning, and Assessment, vol. 9, n. 2. Disponível em: http://www.jtla.org. (Acesso em 04 jul 2013)

BEBELL, D. and O’Dwyer, L. M. (2010). Educational Outcomes and Research from 1:1 Computing Settings. Journal of Technology, Learning, and Assessment, vol. 9, n. 1. Disponível em: http://www.jtla.org. (Acesso em 04 jul 2013)

BORGES, M. A. F. (2009). Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 321 f.

BRASIL. (2010). Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância. (Projeto Um computador por Aluno (UCA): princípios orientadores. Brasília: MEC.

COSTA, F. A. (2004). O que Justifica o Fraco Uso dos Computadores na Escola? Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Polifonia, Lisboa, Edições Colibri, n.º 7, pp. 19-32. Recuperado de <http://nautilus.fis.uc.pt/personal/jcpaiva/disc/lm/rec/01/02/03/justcompesc.pdf> (Acesso em 20 jul. 2013)

DALY, C., Pachler, N. and Pelletier, C. (2009). Continuing professional development in ICT for teachers: A literature review. London: WLE Centre, Institute of Education, University of London.

FREIRE, P. (1976). Pedagogia do oprimido. 6ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GARCIA, W. E. (1995). Inovação educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3. ed. Brasília, Editora Autores Associados.

GIMENO Sacristán, J. G. (2000). O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed.

GIMENO Sacristán, J. G. (1998). Plano de currículo, plano de ensino: o papel dos/as professores/as. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed.

GOODSON, I. F. (2001). O currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Portugal, Porto Editora.

GOOLER, D., Kautzer, K. and Knuth, R. (2000). Teacher competence in using technologies: the next big question. Honolulu: Pacific Resources for Education and Learning.

GRAS, R. and Almouloud, S. (2002). A implicação estatística usada como ferramenta em um exemplo de análise de dados multidimensionais. Revista Educação Matemática Pesquisa. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática – PUCSP. São Paulo: EDUC, Vol. 4, nº 2. p. 75 – 88.

GRAS, R. (1996). Nouvelle Méthode Exploratoire de Données. França: La Pensée Sauvage, Editions.

HAERTEL, G. D. and Means, B. (orgs). (2003). Evaluating Educational Technology: Effective Research Designs for Improving Learning. New York: Teachers College Press.

MOREIRA, A. F. B. (1997). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus.

PACHECO, J. A. (1996). Currículo: teoria e práxis. Portugal, Porto Editora.

PASINATO, N. M. B. (2011). Proposta de Indicadores para Avaliação dos Estágios de Integração das TIC na Prática Pedagógica do Professor. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 138f.

PIORINO, G. I. P. (2012). A formação do professor e o desenvolvimento de competências pedagógico-digitais: experiência em escola pública que participa do Projeto UCA. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 345f.

PORTUGAL. (2008). Ministério da Educação, Portugal. Gabinete de Estatística e Planejamento da Educação - GEPE. Estudo de Implementação do Projecto ‘Competências TIC’ do Plano Tecnológico da Educação. COSTA, F. A. (coord.). v. 1. Disponível em: <http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=Competencias_TIC_vol_1___Final_Web.pdf> (Acesso em 10 ago. 2013).

RAMOS, J. L., Espadeiro, R. G,Carvalho, J. L., Maio, V. G. and Matos, J. M. (2009). Iniciativa Escola, Professores e Computadores Portáteis: Estudos de Avaliação. Lisboa, Portugal: DGIDC- Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009. Disponível em: <http://www.Dgidc.Min-Edu.Pt/ > (Acesso em 02 Jul 2010).

SILVA, T. T. (1995). Currículo e Identidade Social: Territórios Contestados. In: SILVA, T. T. (org). Alienígenas em Sala de Aula: Uma introdução aos estudos culturais da educação. Petrópolis: Vozes.

VALENTE, J. A. (2011). Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. (Orgs.). O computador portátil na escola. São Paulo: Avercamp.

VEIGA, I. P. A. (1992). A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas, Papirus.

WARSCHAUER, M. (2008). Laptops and literacy: A multi-site case study. Pedagogies, vol. 3, n. 1, 52-67. Disponível em: <http://www.gse.uci.edu/person/warschauer_m/docs/ll-pedagogies.pdf > (Acesso em 04 jul 2013)

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos