Formação docente e articulação entre competências visadas no mestrado profissionalizante e nas licenciaturas em física e matemática<b>Teacher preparation and how it relates to competency goals for professional masters and accreditation programs in physics

Autores

  • Silvia Maria De Aguiar Isaia UNIFRA/UFSM
  • Jean-Claude Régnier UMR5191 – ICAR Université Lumiere Lyon 2
  • Eleni Bisognin UNIFRA
  • Vanilde Bisognin UNIFRA
  • Nadja Acioly-Régnier ESPE Université Lyon 1. EAM-SIS-HCL 4128

Palavras-chave:

Competences, Physics Teaching, Mathematics Teaching, Professional

Resumo

Este estudo é recorte de pesquisa sobre os impactos formativos de um Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática no RS- Brasil. A escolha do tema deve-se a necessidade de investigar o impacto formativo deste mestrado em estudantes e egressos que atuam na educação básica e superior. Trata-se de uma investigação de caráter avaliativo processual capaz de oferecer suporte teórico-metodológico para repensar o curso e, assim contribuir com qualidade formativa do mesmo. Para tanto, seu objeto de estudo circunscreve-se, neste artigo, às competências decorrentes do mestrado e das Diretrizes Curriculares Nacionais das Licenciaturas de Física e de Matemática, constantes em uma enquete respondida por 34 sujeitos. O problema que se coloca é: Como estudantes e egressos percebem as competências decorrentes do mestrado e das DCN das Licenciaturas de Física e Matemática? Com resultado parcial é possível depreender que o cruzamento entre os quadros e gráficos relativos às competências desenvolvidas pelo mestrado e as indicadas pelas DCN de Física e de Matemática, demonstra que os sujeitos participantes foram coerentes em assinalar o grau de importância de cada uma, evidenciando correlação entre elas.

This study is a research clipping about a Professional Master's Degree in Physics and Mathematics Teaching in RS, Brazil. The theme choice is due to the investigation necessity of formative impact in students and egresses of this master's degree that actuate in basic and superior education. The investigation deals with of procedural evaluative character capable to offer methodological-theoretical support for the course rethinking and, so, contribute with for the course's formative quality. For this purpose, its study object are delimited, in this article, the deriving competences of master's degree and Nationals Curricular Guidelines (NCG) of Physics and Mathematics Bachelor's Degree, that take part of a inquiry answered by 34 subjects. The proposed problem is: How students and egresses realize the competences resulting from of the Master's degree and NCG of  Physics and Mathematics Bachelor's Degree? With partial results is possible inferred that the crossing between tables and graphics related with the developed competences by Master's degree course and those indicated by NCG of Physics and Mathematics, demonstrates that the participants subjects were coherent in designate the importance degree of each one, evidencing correlation among them.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ACIOLY-REGNIER, N.M. La théorie des champs conceptuels comme outil pour la formation des praticiens professionnels de l’éducation. in Merri (coord.) Activité humaine et conceptualisation : questions à Gérard Vergnaud Collection Questions d’éducation. Toulouse : Presses Universitaires du Mirail ; p. 497-506. ISBN : 978-2-85816-895-8 (2007)

ACIOLY-REGNIER, N. M., ANDRADE, V. L. V. X. D., & REGNIER, J-C. Changements socio-historiques et nouvelles formes d’activités dans des situations de formation universitaire : approche A.S.I. pour l’étude d’un dispositif pédagogique basé sur la construction de Bandes Dessinées à l’aide d’un logiciel. In J.-C. Régnier, M. Bailleul & R. Gras (Eds.), L’Analyse Statistique Implicative : de l’exploratoire au confirmatoire à la recherche des causalités. p. 335-363. ISBN : 978-2-7466-5256-9. Toulouse: Cépaduès Editions. (2013)

ACIOLY-REGNIER, N.M. & REGNIER, J.-C. Transparence pour comprendre, transparence pour agir : Questions autour d’un artefact informatique dans la formation à l’A.S.I. Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics), n°20 suppl 1, 2010 G.R.I.M. (Department of Mathematics, University of Palermo, Italy) A.S.I. 5 Proceedings 5-7- November 2010 . pp.559-578

ACIOLY-RÉGNIER, N.M.& MONIN, N. Da teoria dos campos conceituais à didática profissional para a formação de professores: contribuição da psicologia e da sociologia para a análise de práticas pedagógicas . Revista Educação Unisinos 13 (1) :5-16, janeiro/abril 2009.

AG AMOULOUD S. L’ordinateur, outil d’aide à l’apprentissage de la démonstration et de traitement de données didactiques, Thèse de doctorat de l’Université de Rennes 1, 1992

ANASTASIOU, L. Ensinar, aprender e apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU L.e ALVES L. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Joinville: UNIVILLE, 2003, pp. 12-37.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior. Distrito Federal, 2001.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Física. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Distrito Federal, 2001.

COOK, T.; REICHARDT, CH. Hacia una superación del enfrentamiento entre los métodos cualitativos y los cuantitativos. In: COOK, T.; REICHARDT, CH. Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa. Madrid: Morata, 1986, p.25- 58.

CORTELLA, M. S. Escola e conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1996.

COUTURIER, R. Statistical implicative analysis. In CHIC : Cohesive Hierarchical Implicative Classification, Volume 127 of Studies in Computational Intelligence, Springer Verlag, , p. 41–54, 2008

ESTEVES, M. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. In: Sísifo, Revista de ciências da educação, n.º 8, pp. 37-48, 2009.

GAMBOA, s. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.4, n.1, p.9-19, jan.-jun. 2009. Disponível em http://www.periodicos.uepg.br

GRAS R., REGNIER J.-C., GUILLET F. (Eds) Analyse Statistique Implicative. Une méthode d'analyse de données pour la recherche de causalités. RNTI-E-16. Toulouse : Cépaduès Éditions, 2009

GRAS R., REGNIER J.-C. Extension de l’Analyse Implicative aux variables non binaires. In GRAS R., REGNIER J.-C., GUILLET F. (Eds) Analyse Statistique Implicative. Méthode exploratoire et confirmatoire pour la recherche de causalités. RNTI-E-16. Toulouse : Cépaduès Éditions, 2009. p.51-55

GRAS R., REGNIER J.-C., MARINICA, C., GUILLET F. (Eds) Analyse Statistique Implicative. Méthode exploratoire et confirmatoire à la recherche de causalités. Toulouse : Cépaduès Éditions, 2013

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

_______. Formação docente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

ISAIA, S. O professor de licenciatura, desafios para a sua formação. In: SILVA, D; POLENZ, T. (orgs.). Educação e contemporaneidade. Mudança de Paradigma na Ação Formadora da Universidade. Canoas: Ed. ULBRA, 2002, p.143-162.

_______. Professor de licenciatura: concepções de docência. In: MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003, p. 263-277.

_______. Desafios à Docência Superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (orgs.). Docência na Educação Superior. Brasília: INEP, v. 5, p. 63 – 84, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate)

______. Verbetes. In: MOROSINI, M.(Ed.) .Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário. INEP/RIES, 2006b,pp. 376-377.

______. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores. In: ENGERS, M. E. ; MOROSINI, M. Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. (Série RIES/PRONEX, v. 2)

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

_______. Formação docente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

PERRENOUD, Ph. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PERRENOUD, Ph. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Projeto do Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática. UNIFRA, 2003.

RATSIMBA-RAJOHN, H. Contribution à l’étude de la hiérarchie implicative. Application à l’analyse de la gestion didactique des phénomènes d’ostension et de contradiction, Thèse de doctorat de l’Université de Rennes 1, 1992

TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, M. e LESSARD, C. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des mathématiques, 10/2.3, (pp 133-169), 1991

VERGNAUD, G. Le rôle de l’enseignant à la lumière des concepts de schème et de champ conceptuel, in M. Artigues, R. Gras, C. Laborde, P. Tavignot (EDS), Vingt ans de didactique des mathématiques en France. Grenoble, La Pensée Sauvage Éditeurs, pp 177-191, 1994

ZABALA, A.; ARNAU, L. 11 Ideias clave . Como aprender y ensñar competencias. Barcelona: Graó, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

ISAIA, S. M. D. A.; RÉGNIER, J.-C.; BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.; ACIOLY-RÉGNIER, N. Formação docente e articulação entre competências visadas no mestrado profissionalizante e nas licenciaturas em física e matemática&lt;b&gt;Teacher preparation and how it relates to competency goals for professional masters and accreditation programs in physics. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 1011–1045, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/21588. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos