ATITUDE E CRENÇA DE AUTO-EFICÁCIA: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA

Autores

  • Viviane Rezi Dobarro UniAnchieta; Fatec Jundiaí
  • Márcia Regina Ferreira de Brito Unicamp

Palavras-chave:

Atitudes, Auto-Eficácia, Solução de Problemas

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever parte de uma tese de doutorado sobre uma pesquisa realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública e outra escola particular de uma cidade do interior de São Paulo, cujo objetivo foi investigar as relações entre variáveis afetivas relacionadas à Matemática, tais como a atitude em relação à disciplina e a crença de auto-eficácia na atividade matemática, com o desempenho na solução de problemas. Foram aplicados quatro instrumentos do tipo lápis e papel e a análise estatística dos dados coletados possibilitou concluir que existe uma relação altamente significativa entre o desempenho, a atitude e a auto-eficácia em relação à matemática.

Metrics

PDF views
2,581
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026174
|

Biografia do Autor

Viviane Rezi Dobarro, UniAnchieta; Fatec Jundiaí

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação -UNICAMP.

Márcia Regina Ferreira de Brito, Unicamp

Livre Docente em Educação - UNICAMP, Doutora em Educação - PUC-SP

Downloads

Publicado

2010-07-12

Como Citar

DOBARRO, V. R.; BRITO, M. R. F. de. ATITUDE E CRENÇA DE AUTO-EFICÁCIA: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2180. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos