ATITUDE E CRENÇA DE AUTO-EFICÁCIA: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Viviane Rezi Dobarro UniAnchieta; Fatec Jundiaí
  • Márcia Regina Ferreira de Brito Unicamp

Palabras clave:

Atitudes, Auto-Eficácia, Solução de Problemas

Resumen

Este artigo tem por objetivo descrever parte de uma tese de doutorado sobre uma pesquisa realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública e outra escola particular de uma cidade do interior de São Paulo, cujo objetivo foi investigar as relações entre variáveis afetivas relacionadas à Matemática, tais como a atitude em relação à disciplina e a crença de auto-eficácia na atividade matemática, com o desempenho na solução de problemas. Foram aplicados quatro instrumentos do tipo lápis e papel e a análise estatística dos dados coletados possibilitou concluir que existe uma relação altamente significativa entre o desempenho, a atitude e a auto-eficácia em relação à matemática.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Viviane Rezi Dobarro, UniAnchieta; Fatec Jundiaí

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação -UNICAMP.

Márcia Regina Ferreira de Brito, Unicamp

Livre Docente em Educação - UNICAMP, Doutora em Educação - PUC-SP

Publicado

2010-07-12

Cómo citar

DOBARRO, V. R.; BRITO, M. R. F. de. ATITUDE E CRENÇA DE AUTO-EFICÁCIA: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2180. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos