ATITUDE E CRENÇA DE AUTO-EFICÁCIA: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA

Auteurs

  • Viviane Rezi Dobarro UniAnchieta; Fatec Jundiaí
  • Márcia Regina Ferreira de Brito Unicamp

Mots-clés :

Atitudes, Auto-Eficácia, Solução de Problemas

Résumé

Este artigo tem por objetivo descrever parte de uma tese de doutorado sobre uma pesquisa realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública e outra escola particular de uma cidade do interior de São Paulo, cujo objetivo foi investigar as relações entre variáveis afetivas relacionadas à Matemática, tais como a atitude em relação à disciplina e a crença de auto-eficácia na atividade matemática, com o desempenho na solução de problemas. Foram aplicados quatro instrumentos do tipo lápis e papel e a análise estatística dos dados coletados possibilitou concluir que existe uma relação altamente significativa entre o desempenho, a atitude e a auto-eficácia em relação à matemática.

Bibliographies de l'auteur

Viviane Rezi Dobarro, UniAnchieta; Fatec Jundiaí

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação -UNICAMP.

Márcia Regina Ferreira de Brito, Unicamp

Livre Docente em Educação - UNICAMP, Doutora em Educação - PUC-SP

Téléchargements

Publiée

2010-07-12

Comment citer

Dobarro, V. R., & Brito, M. R. F. de. (2010). ATITUDE E CRENÇA DE AUTO-EFICÁCIA: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa, 12(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2180

Numéro

Rubrique

Artigos