Um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de realizações em livros didáticos <br> A theoretical model of Mathematics for Teaching of the concept of function from realizations in textbooks

Autores

  • Graça Luzia Dominguez Santos Universidade Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p315-338

Palavras-chave:

Matemática para o Ensino, Conceito de Função, Regras de Reconhecimento e Realização.

Resumo

Resumo

Nesse estudo, construímos um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de uma perspectiva discursiva. Utilizamos como fonte de dados para construção do modelo duas coleções de livros didáticos.  O modelo está estruturado em categorias de realizações (panoramas) do conceito de função, que foram sistematizados empregando como parâmetro a convergência das regras de reconhecimento e realização. Os panoramas que compõem o modelo são: tabular, diagrama, algébrico, gráfico, generalização de padrões e formal. O modelo construído explicita as formas de reconhecer, selecionar e produzir textos legítimos dentro de cada panorama, designando suas potencialidades e limitações comunicativas, podendo, desse modo, servir como quadro analítico para pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de função.

Abstract

In this study, we build a theoretical model of mathematics for teaching of the concept of function from a discursive perspective. Two collections of textbooks were used as data source. The theoretical model is structured around the realizations of the concept of function identified in such textbooks categorized in which we call landscapes. By identifying recognition and realization rules, we were able to structure the landscapes. The following were found: tabular, diagram, algebraic, graphical, generalization of patterns and formal. The model explains how to recognize, select and produce legitimate texts within each landscape, as well as describing their communicative affordances and limitations. The result is expected to be used as framework for researches about teaching and learning function.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graça Luzia Dominguez Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Ajunto IV do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Matemática. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, ambos da UFBA. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Referências

ADLER, J.; HUILLET, D. (2008). The social production of mathematics for teaching. In SULLIVAN, P.; WOOD, T. (eds). International handbook of mathematics teacher education: Vol1. Knowledge and beliefs in mathematics teaching and learning development. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, p. 195-222.

ASGHARY, N.; SHAHNARANI, A.; MEDGHALCHI, A. R. (2013). Sobre o Processo de Mudança de Professores das Séries Iniciais Relativo ao Desenvolvimento do Pensamento Funcional. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 1007-1026.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59, p. 389-407.

BARWELL, R. (2013). Discursive psychology as an alternative perspective on mathematics teacher Knowledge. ZDM Mathematics Education, V. 45, p. 595-606.

BERNSTEIN, B. (2000). Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. New York: Rowman & Littlefield, 2000.

BERNSTEIN, B. (2003). Class, codes and control: the structuring of pedagogic discourse. New York: Routledge.

BIEHL, J. V.; BAYER, A. (2009). A escolha do livro didático de Matemática. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí/RS. Disponível em <http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_43.pdf >. Acesso em 08 de ago. 2015.

BRASIL. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais PCN – 3 e 4 ciclos - Matemática . Brasília : MEC /SEF, 148 p.

BRASIL (2002). Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec.

BRASIL (2013). Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2014. Matemática. Ensino Fundamental – Anos finais. Brasília, 104 p.

BRASIL (2014). Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015. Matemática. Ensino Médio. Brasília, 108 p.

CALLEJO, M. L.; ZAPATERA, A. (2014). Flexibilidad en la Resolución de Problemas de Identificación de Patrones Lineales en Estudiantes de Educación Secundaria. Bolema. v. 28, n. 48, p. 64-88.

CARRAHER, D. W.; MARTINEZ, M. V.; SCHLIEMANN, A. D. (2008). Early algebra and mathematical generalization. ZDM Mathematics Education, V. 40, p. 3-22.

CHAPMAN, O. (2013). Investigating teachers’ knowledge for teaching mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, 16, p. 237-243.

DAVIS, B.; RENERT, M. (2013). Profound understanding of emergent mathematics:

broadening the construct of teachers’disciplinary knowledge. Educational Studies in Mathematics, v. 82, , p. 245-265.

DAVIS, B.; RENERT, M. (2014). The Math Teachers Know: Profund Understanding of Emergent Matematics. Routledge Taylor & Francis Group, 141 p.

EVEN, R. (1990). Subject matter knowledge for teaching and the case of functions. Educational Studies in Mathematics, V. 21, p. 521-544.

GRANVILLE, M. A. (2008). O discurso pedagógico dos livros didáticos da década de sessenta: reflexos ou reproduções das “políticas públicas de educação” da época? 1a JIED – Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá – PR. Disponível em . Acesso em 17 jun. 2015.

IMENES, L. M.; LELLIS, M. (2010a). Matemática – Imenes & Lelis, 60 ano. Editora Moderna. São Paulo.

IMENES, L. M.; LELLIS, M. (2010b). Matemática – Imenes & Lelis, 70 ano. Editora Moderna. São Paulo.

IMENES, L. M.; LELLIS, M. (2010c). Matemática – Imenes & Lelis, 80 ano. Editora Moderna. São Paulo.

IMENES, L. M.; LELLIS, M. (2010d). Matemática – Imenes & Lelis, 90 ano. Editora Moderna. São Paulo.

KLEINER, I. (1993). Functions: Historical and Pedagogic Aspects. Science & Education. Vol 2, p. 183-209.

MAGGIO, D. P.; NEHRING, C. M. (2012). Saberes docentes acerca das representações semióticas do conceito de função: Atuais desafios à educação matemática, Boletim GEPEM, n. 61, p. 95-108.

MOURA, M. O.; MORETTI, V. D. (2003). Investigando a Aprendizagem do Conceito de Função a partir dos Conhecimentos Prévios e das Interações Sociais. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 67-82.

PAIVA, M. (2013a). Matemática: Paiva. Ensino Médio. Editora Moderna. Vol 1. 2a edição. São Paulo.

PAIVA, M. (2013b). Matemática: Paiva. Ensino Médio. Editora Moderna. Vol 2. 2a edição. São Paulo.

PAIVA, M. (2013c). Matemática: Paiva. Ensino Médio. Editora Moderna. Vol 3. 2a edição. São Paulo.

PERRELLI, M. A. S.; LIMA, A. A., BELMAR, C. C. (2013). A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática. Série-Estudos (UCDB), v. 35, p. 241-261.

REZENDE, W. M. (2011). O conhecimento do professor de matemática sobre funções reais. CIAEM – XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife – Brasil, junho de 2011.

RHOADS, K.; WEBER, K. (2016). Exemplary high school mathematics teacher’s reflection on teaching: A situated cognition perspective on content knowledge. International Journal of Education, V. 78, p. 1-12.

SHIELD, M.; DOLE, S. (2013). Assessing the potential of mathematics textbooks to promote deep learning. Educational Studies in Mathematics, n. 82, p. 183-99.

STEELE, M.; HILLEN, A. F.; SMITH, M. S. (2013). Developing mathematical knowledge for teaching in a methods course: the case of function. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, I. 6, p. 451-483.

TABACH, M.; NACHLIELI, T. (2015). Classroom engagement towards using definitions for developing mathematical objects: the case of function. Educational Studies in Mathematics, n. 90, p. 163-187.

TRINDADE, D. A.; SANTOS, I. B. (2012). Critérios apontados por professores de matemática aracajuanos para seleção do livro didático. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão. Anais VI Educon.

VIEIRA, C. M. (2013). Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e livros didáticos de matemática. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Minas Gerais.

VIIRMAN, O. (2014). The function concept and university mathematics teaching. Dissertation. Karlstad University, Faculty of Health, Science and Technology, Department of Mathematics and Computer Science. Disponível em: <http://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:693890/fulltext01.pdf>, acesso em 05 out. 2016.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

SANTOS, G. L. D.; BARBOSA, J. C. Um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de realizações em livros didáticos &lt;br&gt; A theoretical model of Mathematics for Teaching of the concept of function from realizations in textbooks. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i2p315-338. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31730. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos