Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática <br> Curriculum, interdisciplinary and contextualization in Mathematics

Autores

  • FERNANDA PEREIRA SANTOS IF Baiano
  • CELIA MARIA FERNANDES NUNES UFOP
  • MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA UFOP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p157-181

Palavras-chave:

Ensino médio, ensino integrado, ensino técnico.

Resumo

Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.

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Biografia do Autor

FERNANDA PEREIRA SANTOS, IF Baiano

educação matematica

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

SANTOS, F. P.; NUNES, C. M. F.; VIANA, M. D. C. V. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática &lt;br&gt; Curriculum, interdisciplinary and contextualization in Mathematics. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 157–181, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p157-181. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática