O papel da planilha na mudança de registros em uma atividade de Cálculo Numérico<br>The role of the spreadsheet in changing records in a Numeric Calculation activity
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p170-186Palavras-chave:
A planilha no ensino de matemática, Registros de Representação Semiótica, Cálculo Numérico.Resumo
O artigo apresenta um estudo envolvendo a planilha na promoção da Literacia Computacional e de conceitos de cálculo numérico. O propósito foi analisar sua relevância na mudança de registros na resolução de uma atividade por acadêmicos da disciplina de Cálculo Numérico de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Paranhana, RS. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou os Registros de Representação Semiótica de Duval e os conceitos de Literacia Computacional de Cano. Perceberam-se avanços na compreensão dos conceitos matemáticos para além do aspecto superficial. A planilha permitiu um processo de conversão mais amplo, explorando uma situação-problema, interpolando-a e tomando decisões com base em estimativas, apesar das dificuldades iniciais enfrentadas na sua utilização.
This paper presents a study involving the spreadsheet in the promotion of computational literacy and in the learning of numerical calculation concepts. The purpose was to analyze the relevance in understanding the concepts involved and how the change of registers collaborates in the resolution of an activity by students of the discipline of numerical calculus of an Institution of Higher Education in Paranhana Valey, RS, Brazil. The qualitative research used Duval's Semiotic Representation Registers and Cano's Computational Literacy concepts. Advances were made in the understanding of mathematical concepts and the resolution of activity when changes occurred, especially between algebraic and graphical representations. The spreadsheet contributed to the development of skills in solving the problem, despite the initial difficulties encountered in its use.
Metrics
Referências
ARGANBRIGHT, D. The Electronic Spreadsheet and Mathematical Algorithms. The College Mathematical Journal 15, p. 148-57, 1984.
ARGANBRIGHT, D. Mathematical Applications of Electronic Spreadsheets, McGraw-Hill, 1985.
ARGANBRIGHT, D. Spreadsheets in Mathematics: Accessibility, Creativity, and Fun. The Electronic Journal of Mathematics and Technology, v. 1, n. 3, 2007.
BAKER, John; SUGDEN, Stephen J. Spreadsheets in Education – The First 25 Years. Spreadsheets in Education (eJSiE). vol. 1, n. 1, article 2, 2003.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de Matemática. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.
BORK, A. El ordenador em la enseñanza. Barcelona: Gustavo Gili, 1986.
BRAGA, Elizabete Rambo; VIALI, Lori. Função quadrática – análise das alterações gráficas mediante a modificação dos parâmetros da expressão algébrica. X ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Salvador, Bahia, 2010.
BRAGA, Elisabete Rambo, VIALI, Lori. A planilha como suporte à construção do conceito de função afim. V CIEM (Congresso Internacional de Ensino da Matemática). Canoas, ULBRA Canoas, RS, Brasil.
CANO, C. A. Os recursos da informática e os contextos de ensino e aprendizagem. In: SANCHO, J. M. (org.). Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DELVAL, J. Niños y Maquinas: los ordenadores y la educación. Madrid: Alianza, 1986.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DUVAL, Raymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Sílvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2016.
DUVAL, Raymond. Graphiques et equations: L’articulation de deux registres. Annales de Didactique et des Sciences Cognitives, IREM de Strarsbourg, n. 1, p. 235-55, 1988.
DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad. Méricles Thadeu. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Graphiques et équations: L’articulation de deux registres. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 96-112, maio 2012.
DUVAL, Raymond. Registres de representation sémiotique et fonctionnement cognitif de lapensée. Annales de Didactique et des Sciences Cognitives, IREM de Strarsbourg, v. 5, p. 37-65, 1993.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
ODY, M. C. Literacia Estatística e Probabilística no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – PPGEDUCEM. PUCRS: Porto Alegre, 2013.
SANTOS, N. L; GOMES, I. Literacia: Da Escola ao Trabalho, 2004. Disponível em: <http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/636/1/169-177FCHS2004-3.pdf>. Acesso em: 16nov. 2016.
VIALI, L. Utilizando Recursos Computacionais (Planilhas) no Ensino de Cálculo de Probabilidades (capítulo 13). In: Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores: Reflexões, Relatos, Propostas. Helena Noronha Cury (org.). Porto Alegre: EDIPUCRS. p. 351-95, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).