Uso de jogos digitais em práticas pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares<br>Use of digital games in pedagogical practices realized in distinct school contexts

Autores

  • Márcia Regina Kaminski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Maiara Aline Junkerfeurbom Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcos Lubeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p288-312

Palavras-chave:

Jogos Digitais Educacionais, Ensino de Matemática, Escola Urbana e Indígena.

Resumo

A integração de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem tem assumido um relevante papel em função das contribuições que oferecem. Considerando a importância destes recursos, este trabalho analisa a utilização de dois jogos digitais em aulas de matemática com alunos do 5° ano de uma escola urbana e com alunos do 6° ano de uma escola indígena, ambas da região xxxxxx do estado do xxx. Os mesmos jogos foram aplicados nas duas realidades, exigindo a criação de metodologias diferenciadas para sua implementação. Em virtude da sua forma lúdica e atrativa, constatou-se que os jogos servem de estímulo para estudantes de distintos contextos e culturas, e como subsídios para melhorar a aprendizagem dos conteúdos curriculares.

The integration of digital games in teaching and learning processes has been assuming a relevant role in terms of contributions that offer. Considering the importance of these resources, this paper analyses the use of two digital games in mathematics classes with 5th grade students from an urban school and with 6th grade students from an indigenous school of the west region of Paraná state. The games were applied in both realities, thus requiring the creation of differentiated strategies to their use. Because of their playful and attractive form, it was verified that the educational digital games serve as stimulus to the students from different contexts and cultures, and as subsidies to improve the teaching and the learning of curricular contents.


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Biografia do Autor

Márcia Regina Kaminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática na  Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), Pós Graduada em Ensino da Matemática, com Curso Técnico Em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é Instrutora de Informática Educacional - Secretaria Municipal De Educação de Cascavel -PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Numeração e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ensino de Programação e Robótica Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como trabalho complementar, atualmente desenvolve Projeto de Horta e Jardinagem Escolar.

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorando em Educação para a Ciências e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui Graduação em Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Educação do Campo, Educação Especial e Metodologia de Matemática e Física pela Faculdade São Luiz. Mestre em Ensino, linha de pesquisa: Matemática e Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu. Atualmente trabalha como docente no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Colégio Expressão Faesi (Formação de docentes e Técnico em Enfermagem), e Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Tem experiências em diversas áreas do conhecimento da matemática e da física, fato este por ter trabalhado com vários cursos técnicos, ensino fundamental, médio e ensino superior. Suas propostas de pesquisas é a diversidade no ensino de matemática, levando em consideração a realidade cultural dos seus alunos. Promovendo um olhar amplo as diferente didáticas no ensinar matemática. Em especial as comunidades indígenas Guarani.

 

Maiara Aline Junkerfeurbom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Atualmente é mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Área de pesquisa Educação Matemática com ênfase em Investigação Matemática.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Clodis Boscarioli é Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente e orientador nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - nível de Mestrado Acadêmico e em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - nível de Mestrado Profissional, ambos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Foi criador e tutor do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) da UNIOESTE e pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa ICONE-EPUSP e Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras da UNIOESTE.

Marcos Lubeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Rio Claro/SP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu/PR - no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Etnomatemática; História das Matemáticas de Diferentes Culturas; Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; JUNKERFEURBOM, M. A.; BOSCARIOLI, C.; LUBECK, M. Uso de jogos digitais em práticas pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares&lt;br&gt;Use of digital games in pedagogical practices realized in distinct school contexts. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p288-312. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37857. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos