Ensino e Aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo: algumas reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura<br>Teaching and Learning of the Fundamental Theorem of Calculus: some reflections from a systematic literature review

Autores

  • Juliana França Viol Paulin Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
  • Alessandro Jacques Ribeiro Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p239-263

Palavras-chave:

Teorema fundamental do cálculo, ensino e aprendizagem de cálculo, conhecimento matemático para o ensino, revisão sistemática.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma revisão sistemática de literatura, a partir de pesquisas em Educação Matemática que investigaram e discutiram aspectos relacionados ao Teorema Fundamental do Cálculo, buscando organizar alguns resultados referentes ao ensino e à aprendizagem do Cálculo sob a ótica do Conhecimento Matemático para o Ensino. Primeiramente expõe-se uma categorização dessas pesquisas, focando seus objetivos de investigação e destacando suas similaridades e convergências. Em um segundo momento, a partir de questões que nortearam a leitura e análise, buscam-se por aspectos histórico-epistemológicos e didático-pedagógicos que caracterizam os processos de ensinar e de aprender Cálculo. Nos resultados apontam evidências da importância do conceito de função para a compreensão de conceitos relacionados ao Teorema Fundamental do Cálculo e, consequentemente, para o ensino e aprendizagem do Cálculo.

This paper presents a systematic literature review, based on researches in Mathematics Education that investigated and discussed aspects related to the Fundamental Theorem of Calculus. From this, it seeks to organize some results about the teaching and learning of Calculus based on Mathematical Knowledge for Teaching. Firstly, it presents a categorization of researches, focusing on its objectives and highlighting its similarities and convergences. Secondly, based on questions that guided our reading and analysis, searching for historical-epistemological and didactical-pedagogical aspects that characterize the teaching and learning of Calculus. The results show evidences about the importance of the concept of function for the understanding of concepts related to the Fundamental Theorem of Calculus and, consequently, for the teaching and learning Calculus.

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Biografia do Autor

Juliana França Viol Paulin, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Licenciada em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2006). Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM), da Universidade Federal do ABC (2018). Atua nos seguintes temas de pesquisa em Educação Matemática: Formação de Professores, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Educação a Distância e Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

Alessandro Jacques Ribeiro, Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

PAULIN, J. F. V.; RIBEIRO, A. J. Ensino e Aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo: algumas reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura&lt;br&gt;Teaching and Learning of the Fundamental Theorem of Calculus: some reflections from a systematic literature review. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v21i2p239-263. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39090. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos