O logicismo, intuicionismo e formalismo nas licenciaturas em Matemática das universidades públicas paranaenses<br>Logicism, intuitionism and formalism: an analysis of the licentiations in mathematics of the public universities Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p313-334

Palavras-chave:

Filosofia, Formação inicial, Matemática, Epistemologia

Resumo

As discussões, na área da Educação Matemática, sobre as influências do logicismo, intuicionismo e o formalismo e da formação inicial nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática levaram-nos a interrogar: O que se mostra sobre o logicismo, intuicionismo e formalismo nos documentos que regem os cursos de licenciatura em Matemática das universidades públicas paranaenses? A análise de conteúdo realizada nos documentos de 22 universidades públicas paranaenses revelou que embora exista um movimento voltado à superação da compreensão do conhecimento matemático como independe do sujeito, ainda são necessárias reflexões filosófico/epistemológicas que permitam ao futuro professor valorizar o aluno como sujeito capaz de elaborar estratégias de construção de conceitos matemáticos e de recheá-los de significado.

 The discussions, in the field of mathematical education, about the influences of Logicism, intuitionism and formalism and initial formation in the pedagogical practices of teachers of mathematics led them to question: what is shown about Logicism, intuitionism And Formalism in the documents governing the mathematics degree courses of public universities Paraná? The analysis of the documents of 22 public universities Paraná revealed that although there is a movement focused on overcoming the understanding of mathematical knowledge as independent of the subject, there are still necessary philosophical/epistemological Reflections that Allow the future teacher to value the student as a subject capable of developing strategies for the construction of mathematical concepts and stuffing them of meaning.

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Biografia do Autor

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste e Mestre em Ensino pela Unioeste. Professora da Secretaria de estado e educação do estado do Paraná e do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu.

Cristiane Elise Reich Matioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste. Professora da Secretaria de estado e educação do estado do Paraná e do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu.

Luciana Del Castanhel Peron da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste e Mestre em Ensino pela Unioeste. Professora da Unioeste.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Unioeste.

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2019-09-02

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Artigos