UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM SOBRE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA.
Palavras-chave:
Funções Trigonométricas. Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Perspectiva Construtivista.Resumo
Resumo Este artigo discute como compatibilizar perspectivas construtivistas de aprendizagem com o planejamento do ensino de Funções Trigonométricas; como as pesquisas na área de Educação Matemática podem contribuir para a organização do ensino e como a atuação do professor se revela, no que se refere às atividades de planejamento do ensino de forma compatível com uma perspectiva construtivista. Tem como fundamentação teórica os estudos de Simon (1995) sobre o uso de THA no ensino de Matemática. Os resultados obtidos indicaram que o uso de pesquisas contribuiu para a organização do ensino; a THA elaborada não foi suficiente para que a aprendizagem ocorresse, pois a atuação do professor teve papel decisivo na mediação da construção do conhecimento dos seus alunos. Palavras-chave: Funções Trigonométricas. Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Perspectiva Construtivista. Abstract The paper discusses to verify: as compatible constructivist perspectives of learning with the planning of Trigonometric Functions; teaching the as researches in mathematics education field , may contribute to the organization of the teaching, as the performance of teachers of mathematics is revealed, with regard to planning activities in the teaching consistent with a constructivist view of learning. Its theoretical of Simon (1995) on the use of HLT in teaching mathematics. The results led us to conclude that the use of research contributes to the education organization; the HLT is not prepared enough for learning to occur, because the teacher performance has a decisive role in mediating the construction of knowledge of the students. Key Words: Trigonometric Functions. Hypothetical Learning Trajectory. Mathematics Education. Constructivist Perspective.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-01-09
Como Citar
TRALDI JR., A.; ROSENBAUM, L. S. UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM SOBRE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4192. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).