UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM SOBRE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA.

Autores

  • Armando Traldi Jr. PUC-SP e IFSP
  • Luciane Santos Rosenbaum SEE-SP

Palavras-chave:

Funções Trigonométricas. Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Perspectiva Construtivista.

Resumo

Resumo Este artigo discute como compatibilizar perspectivas construtivistas de aprendizagem com o planejamento do ensino de Funções Trigonométricas; como as pesquisas na área de Educação Matemática podem contribuir para a organização do ensino e como a atuação do professor se revela, no que se refere às atividades de planejamento do ensino de forma compatível com uma perspectiva construtivista. Tem como fundamentação teórica os estudos de Simon (1995) sobre o uso de THA no ensino de Matemática. Os resultados obtidos indicaram que o uso de pesquisas contribuiu para a organização do ensino; a THA elaborada não foi suficiente para que a aprendizagem ocorresse, pois a atuação do professor teve papel decisivo na mediação da construção do conhecimento dos seus alunos. Palavras-chave: Funções Trigonométricas. Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Perspectiva Construtivista. Abstract The paper discusses to verify: as compatible constructivist perspectives of learning with the planning of Trigonometric Functions; teaching the as researches in mathematics education field , may contribute to the organization of the teaching, as the performance of teachers of mathematics is revealed, with regard to planning activities in the teaching consistent with a constructivist view of learning. Its theoretical of Simon (1995) on the use of HLT in teaching mathematics. The results led us to conclude that the use of research contributes to the education organization; the HLT is not prepared enough for learning to occur, because the teacher performance has a decisive role in mediating the construction of knowledge of the students. Key Words: Trigonometric Functions. Hypothetical Learning Trajectory. Mathematics Education. Constructivist Perspective.

Metrics

PDF views
4,769
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026492
|

Biografia do Autor

Armando Traldi Jr., PUC-SP e IFSP

Departamento de Matemática da PUC-SP e Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática

Downloads

Publicado

2011-01-09

Como Citar

TRALDI JR., A.; ROSENBAUM, L. S. UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM SOBRE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4192. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos