A orquestração instrumental de uma situação matemática para o EFII<br>Orchestration instrumental of a mathematical situation for EFII
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p230-245Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino Fundamental II, Teorema de Euler para Poliedros, Pesquisa Teórica, Orquestração InstrumentalResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa destinada à formação de professores do EFII. Essa formação foi concebida para tratar da relação professores, estudantes e tecnologia sob a lente teórica da orquestração instrumental. Para isso foram elaborados uma situação matemática envolvendo a problemática do teorema de Euler para poliedros e recursos construídos com o software GeoGebra. Foram também propostas orquestrações instrumentais para orientar o desenvolvimento da situação matemática. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, leituras e análises, internos a uma pesquisa teórica. O objetivo da pesquisa foi apresentar uma proposta de ensino, contendo recursos digitais para abordar um conteúdo de geometria espacial para o ensino fundamental II e com um modo de exploração desses recursos suportado em uma teoria da educação matemática. Consideramos que o resultado atende esse objetivo, pois a situação possibilita a exploração de vários conceitos matemáticos e a formação de atitudes frente a esses conhecimentos, os recursos são suficientemente ricos para auxiliar a condução da situação matemática e as propostas de orquestração complementam as ideias dos autores para a formação pretendida. Além disso possibilita a divulgação da orquestração instrumental entre formadores de professores de matemática da educação básica, comunidades de prática de professores e entre professores em formação, pois será disponibilizado no espaço digital ensinodematematica.com.
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