A orquestração instrumental de uma situação matemática para o EFII<br>Orchestration instrumental of a mathematical situation for EFII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p230-245

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Fundamental II, Teorema de Euler para Poliedros, Pesquisa Teórica, Orquestração Instrumental

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa destinada à formação de professores do EFII. Essa formação foi concebida para tratar da relação professores, estudantes e tecnologia sob a lente teórica da orquestração instrumental. Para isso foram elaborados uma situação matemática envolvendo a problemática do teorema de Euler para poliedros e recursos construídos com o software GeoGebra. Foram também propostas orquestrações instrumentais para orientar o desenvolvimento da situação matemática. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, leituras e análises, internos a uma pesquisa teórica. O objetivo da pesquisa foi apresentar uma proposta de ensino, contendo recursos digitais para abordar um conteúdo de geometria espacial para o ensino fundamental II e com um modo de exploração desses recursos suportado em uma teoria da educação matemática. Consideramos que o resultado atende esse objetivo, pois a situação possibilita a exploração de vários conceitos matemáticos e a formação de atitudes frente a esses conhecimentos, os recursos são suficientemente ricos para auxiliar a condução da situação matemática e as propostas de orquestração complementam as ideias dos autores para a formação pretendida. Além disso possibilita a divulgação da orquestração instrumental entre formadores de professores de matemática da educação básica, comunidades de prática de professores e entre professores em formação, pois será disponibilizado no espaço digital ensinodematematica.com.

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Biografia do Autor

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Brasil

Sonia Barbosa Camargo Igliori é doutora em matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. Foi editora da revista ?Educação Matemática Pesquisa? e é coeditora da Revista Unión desde 2016. É também editora da Revista: Ensino de Matemática em Debate. É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido sua primeira coordenadora. É membro do GT 4 do &quot;Ensino Superior&quot; da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do ensino da matemática, em especial no ensino de Cálculo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: ?O elementar e o superior em matemática. ? Até o momento orientou 13 teses de doutorado e coorientou 2 outras; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em educação matemática e 3 em matemática, orientou também 13 projetos de Iniciação Científica, sendo um deles premiado, além de 3 TCC. Tem publicação em anais de eventos nacionais, e internacionais. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais qualificados, e alguns internacionais. Foi assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. Assumiu a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC-SP, gestão 2013-2015. Atualmente coordena a Consultoria Técnica de Apoio à Gestão Acadêmica, setor da Reitoria da PUC-SP. Realizou estágio pós doutoral, com o apoio da CAPES, no Instituto Francês de Educação da École Normale Supérieure de Lyon, na França, sob a supervisão de Luc Trouche no período de janeiro a julho de 2018. Nesse estágio desenvolveu projeto de pesquisa no âmbito da Teoria da abordagem documental do didático de Gueudeut e Trouche. Além disso participou de todas as atividades coordenadas por Trouche, incluindo cursos, seminários, reuniões, entre outras. Participou também, com apresentação de trabalho na Re(s)sources 2018 International Conference.

Marcio Vieira de Almeida, IFSP-SP

Possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo diferencial e integral, David Tall, aprendizagem do cálculo e limites.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.