Letramento estatístico na Educação Básica: os desafios de ensinar o diagrama da caixa (box-plot) em contexto<br>Statistical literacy in Basic Education: the challenges of teaching an in-context box-plot diagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p499-529

Palavras-chave:

Educação Estatística, Sequência de Ensino, Diagrama da caixa (box-plot), Registros de Representação, Transnumeração

Resumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre os resultados da implementação de uma sequência de ensino de estatística envolvendo variáveis quantitativas e o papel dos registros de representação na transnumeração dos dados brutos no diagrama da caixa (box-plot). Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa descritiva, percorrendo, como metodologia, as fases do ciclo investigativo, em que participaram 31 estudantes do ensino médio que analisaram seus dados sobre relação entre hábitos de estudos e desempenho na disciplina de matemática. Como resultados, verificou-se a complexidade de trabalhar variáveis quantitativas e a construção do diagrama da caixa com dados reais em sala de aula e que as estratégias adotadas contribuíram para a compreensão dos dados e conceitos estatísticos em contexto. Além disso, verificou-se que a metodologia adotada propiciou o engajamento dos estudantes na atividade, a tomada de consciência dos fatores que interferem no rendimento escolar, a importância de hábitos adequados e a frequência de estudo para o aprendizado.

Palavras-chave: Educação estatística, Sequência de ensino, Diagrama da caixa (box-plot), Registros de representação, transnumeração.

Abstract

This paper analyses and reflects on the results of the implementation of a teaching sequence in statistics involving quantitative variables and the role of representation records in the transnumeration of raw data in the box-plot. It is a descriptive qualitative field research, covering, as a methodology, the stages of the investigative cycle, in which 31 high school students participated. These students analysed their data on the relationship between study habits and performance in the course of mathematics. As a result, it was possible to verify the complexity of working with quantitative variables, and the complexity of constructing the box-plot with real data in the classroom. The strategies adopted contributed to the understanding of data and statistical concepts in context. Furthermore, the study revealed that the methodology adopted led students to engage in the activity, raised awareness on the factors that interfere with school performance, the importance of proper habits, and the frequency of study for learning.

Keywords: Statistical education, Teaching sequence, Box-Plot, Representation records, Transnumeration.

Resumen


Este artículo tiene como objetivo analizar y reflexionar sobre los resultados de la implementación de una secuencia didáctica en estadística, que involucra variables cuantitativas y el papel de los registros de representación en la transnumeración de datos brutos en el diagrama de cajas (box-plot). Se trata de una investigación de campo cualitativa descriptiva, que abarca, como metodología, las fases del ciclo investigativo, en que participaron 31 estudiantes de secundaria, quienes analizaron sus datos sobre la relación entre hábitos de estudio y desempeño en la disciplina de matemática. Como resultado, se verificó la complejidad del trabajo con variables cuantitativas y la construcción del diagrama de caja con datos reales en el aula y que las estrategias adoptadas contribuyeron a la comprensión de los datos y conceptos estadísticos en contexto. Además, se encontró que la metodología adoptada propició el compromiso de los estudiantes en la actividad, la conciencia de los factores que interfieren en el desempeño escolar, la importancia de hábitos adecuados y frecuencia de estudio para el aprendizaje.Palabras clave: Educación estadística, Secuencia de enseñanza, Diagrama de caja, Registros de representación, Transnumeración.

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Biografia do Autor

Carolina Ribeiro de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Helenita de Jesus de Sousa, Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Irene Mauricio Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Estatística e Doutora em Educação pela Unicamp, pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora colaboradora de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Publicado

2021-04-11