Letramento estatístico na Educação Básica: os desafios de ensinar o diagrama da caixa (box-plot) em contexto<br>Statistical literacy in Basic Education: the challenges of teaching an in-context box-plot diagram
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p499-529Mots-clés :
Educação Estatística, Sequência de Ensino, Diagrama da caixa (box-plot), Registros de Representação, TransnumeraçãoRésumé
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre os resultados da implementação de uma sequência de ensino de estatística envolvendo variáveis quantitativas e o papel dos registros de representação na transnumeração dos dados brutos no diagrama da caixa (box-plot). Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa descritiva, percorrendo, como metodologia, as fases do ciclo investigativo, em que participaram 31 estudantes do ensino médio que analisaram seus dados sobre relação entre hábitos de estudos e desempenho na disciplina de matemática. Como resultados, verificou-se a complexidade de trabalhar variáveis quantitativas e a construção do diagrama da caixa com dados reais em sala de aula e que as estratégias adotadas contribuíram para a compreensão dos dados e conceitos estatísticos em contexto. Além disso, verificou-se que a metodologia adotada propiciou o engajamento dos estudantes na atividade, a tomada de consciência dos fatores que interferem no rendimento escolar, a importância de hábitos adequados e a frequência de estudo para o aprendizado.
Palavras-chave: Educação estatística, Sequência de ensino, Diagrama da caixa (box-plot), Registros de representação, transnumeração.
Abstract
This paper analyses and reflects on the results of the implementation of a teaching sequence in statistics involving quantitative variables and the role of representation records in the transnumeration of raw data in the box-plot. It is a descriptive qualitative field research, covering, as a methodology, the stages of the investigative cycle, in which 31 high school students participated. These students analysed their data on the relationship between study habits and performance in the course of mathematics. As a result, it was possible to verify the complexity of working with quantitative variables, and the complexity of constructing the box-plot with real data in the classroom. The strategies adopted contributed to the understanding of data and statistical concepts in context. Furthermore, the study revealed that the methodology adopted led students to engage in the activity, raised awareness on the factors that interfere with school performance, the importance of proper habits, and the frequency of study for learning.
Keywords: Statistical education, Teaching sequence, Box-Plot, Representation records, Transnumeration.
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