Integração STEM na Educação Básica veiculada por atividades de modelagem matemática com experimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p323-354

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Experimentação, Educação STEM, Funções, 9º ano do ensino fundamental

Resumo

Este artigo investiga como a educação STEM é mobilizada no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática com experimentação. Para isso, fundamentou-se em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática e da integração da educação STEM. As atividades analisadas foram desenvolvidas por três grupos de alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular do estado do Paraná, na disciplina de matemática, no ano de 2018. Nas referidas atividades, os alunos, reunidos em grupos, escolheram a temática da experimentação a ser realizada, definiram um problema, coletaram dados empíricos, realizaram uma abordagem matemática e obtiveram uma solução para o problema. Para realizar as análises, utilizaram-se as gravações em áudio e vídeo e os registros escritos dos relatórios entregues pelos alunos. Por meio de análise qualitativa, inspirada na research design, evidenciou-se que a experimentação se configurou como uma estrutura que permitiu a integração entre as áreas STEM por meio de estudos e pesquisas sobre os fenômenos estudados, da manipulação de softwares para ajustes de curvas, do uso de equipamentos laboratoriais e suas implicações para a experimentação realizada, e dos conteúdos matemáticos necessários para a obtenção de uma solução para o problema.

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Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática - Educação Matemática

Paulo Henrique Hideki Araki, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campi Londrina/Cornélio Procópio (2020). Graduado em Tecnologia em Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Apucarana (2013), em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio (2015) e em Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Filadélfia (2016). Especialização em Educação Matemática Inclusiva (2015) e Alfabetização Matemática (2016), ambas pela Faculdade São Braz. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Modelagem e Educação Matemática (GIEMEM)

Adriana Helena Borssoi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática, Licenciatura, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PPGMAT da instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, aprendizagem significativa, educação matemática, tecnologias educacionais.

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Publicado

2022-10-31