Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental

Autores

  • Elisabete Rambo Braga Colégio Farroupilha - RS
  • Beatriz Vargas Dorneles UFRGS

Palavras-chave:

Senso Espacial, Pensamento Geométrico, Conceitos Geométricos

Resumo

Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hiele podem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi aplicado um questionário subdividido em quatro categorias: formas e propriedades, transformação, localização e visualização. Como aporte teórico a essa investigação, foram utilizados os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Os dados coletados foram apreciados mediante a categorização das respostas dos participantes. Constatou-se que os discentes devem vivenciar atividades que propiciem a elaboração de conjecturas, a validação ou a refutação das mesmas, bem como a compreensão de conceitos, visando ao aprimoramento de seus argumentos.

Downloads

Publicado

2011-06-24

Como Citar

Braga, E. R., & Dorneles, B. V. (2011). Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 13(2), 313–335. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6014

Edição

Seção

Artigos