Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental

Autores

  • Elisabete Rambo Braga Colégio Farroupilha - RS
  • Beatriz Vargas Dorneles UFRGS

Palavras-chave:

Senso Espacial, Pensamento Geométrico, Conceitos Geométricos

Resumo

Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hiele podem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi aplicado um questionário subdividido em quatro categorias: formas e propriedades, transformação, localização e visualização. Como aporte teórico a essa investigação, foram utilizados os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Os dados coletados foram apreciados mediante a categorização das respostas dos participantes. Constatou-se que os discentes devem vivenciar atividades que propiciem a elaboração de conjecturas, a validação ou a refutação das mesmas, bem como a compreensão de conceitos, visando ao aprimoramento de seus argumentos.

Metrics

PDF views
1,488
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202692
|

Downloads

Publicado

2011-06-24

Como Citar

BRAGA, E. R.; DORNELES, B. V. Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 313–335, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6014. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos