A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no Colégio
Terceira parte: Vias de abordagem e problemas didáticos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p597-644Palavras-chave:
Aritmética, Álgebra, Modelização, Análise didáticaResumo
Nesta terceira parte sobre o “Trânsito do aritmético para o algébrico no ensino da matemática no colégio” tece-se reflexões sobre o termo modelização: a modelização, no sentido em que utilizamos essa palavra, pode basear-se tanto em um sistema não matemático como em um sistema matemático. A análise didática das perspectivas curriculares que esboçamos revela problemas de didática da matemática que sublinham a necessidade de vínculos muito estreitos, de uma dialética tenaz, que deveria ser a preocupação de todos, entre a pesquisa fundamental em didática e as atividades de desenvolvimento do sistema de ensino. Por contraste, a situação atual deixa transparecer a grande superficialidade da qual a tradição, de inspiração empírica e dogmática, nos fez infelizes herdeiros. Não basta debilitar, decidir e agir para resolver os problemas com os quais estamos e continuamos a nos confrontar. Como em outros campos, a pesquisa não é mais hoje essa parte de sonho em que sociedades com alto crescimento poderiam oferecer-se como bônus. Cabe a ela explorar, em nome de todos, as vias do possível.
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