A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no Colégio

Terceira parte: Vias de abordagem e problemas didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p597-644

Palavras-chave:

Aritmética, Álgebra, Modelização, Análise didática

Resumo

Nesta terceira parte sobre o “Trânsito do aritmético para o algébrico no ensino da matemática no colégio” tece-se reflexões sobre o termo modelização: a modelização, no sentido em que utilizamos essa palavra, pode basear-se tanto em um sistema não matemático como em um sistema matemático. A análise didática das perspectivas curriculares que esboçamos revela problemas de didática da matemática que sublinham a necessidade de vínculos muito estreitos, de uma dialética tenaz, que deveria ser a preocupação de todos, entre a pesquisa fundamental em didática e as atividades de desenvolvimento do sistema de ensino. Por contraste, a situação atual deixa transparecer a grande superficialidade da qual a tradição, de inspiração empírica e dogmática, nos fez infelizes herdeiros. Não basta debilitar, decidir e agir para resolver os problemas com os quais estamos e continuamos a nos confrontar. Como em outros campos, a pesquisa não é mais hoje essa parte de sonho em que sociedades com alto crescimento poderiam oferecer-se como bônus.  Cabe a ela explorar, em nome de todos, as vias do possível.

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Biografia do Autor

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

CHEVALLARD, Y.; ALMOULOUD, S. A. A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no Colégio: Terceira parte: Vias de abordagem e problemas didáticos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 597–644, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p597-644. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61804. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigo ou capítulo de livro