Metodologia focada na ordem de reação química a partir de uma problemática de desenvolvimento de habilidades e competências discentes e docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p691-725

Palavras-chave:

Modificações do saber sábio, Modelagem matemática, Habilidades e competências, Ensino e aprendizagem significativa em cinética química.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de investigação-ação da prática docente seguindo uma metodologia de pesquisa qualitativa documental e aplicando a Teoria Antropológica do Didático e a teoria de aprendizagem significativa à Cinética Química, currículo presente no Ensino Médio brasileiro. Nesse âmbito de prática, desenvolver uma metodologia facilitadora de cálculo de ordens de reação elevando os protagonismos dos participantes nos gerou questões a serem respondidas: qual o impacto de uma metodologia focada na ordem de reação química a partir de uma problemática cujo intuito é desenvolver habilidades e competências que proporcionam a formação de docentes e discentes provocando uma mudança de postura ante as problemáticas socioambientais? Foram identificadas muitas supressões no saber sábio e poucas criações didáticas inerentes à experimentação e ao processo de modelagem matemática nas literaturas pesquisadas. Porém, neste trabalho, foi respeitado o tempo de ensino em relação ao conteúdo e ao tempo de aprendizagem dos aprendizes, sendo que a estratégia se mostrou eficaz nos âmbitos significativos, de transposição e da praxeologia adotada.

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Biografia do Autor

José Pinheiro da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Possuo graduação com Licenciatura Plena em Ciências(Hab.Química) pela Universidade Federal do Pará (1997), Especialização em Educação Matemática para o Ensino Médio - UFPA, Aperfeiçoamento em Química para Professores do 2º Grau - SECTAM-SEDUC-UFPA e Mestrado em Engenharia do Ambiente(UTAD-PT) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - PT (2017). Já fui professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Pará durante 20 anos até 2018, professor em regime de contrato da Universidade do Estado do Pará (UEPA), professor em regime de contrato do Município de Barcarena pelo convênio PMB/UFPA/SEDUC e atualmente atuo como professor/pesquisador/coordenador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tenho experiência na área de Educação em Química, Educação Ambiental, Informática aplicada à Educação e criação de experimentos facilitadores do ensino e aprendizagem para Química e Química Ambiental.

Saul Rodrigo da Costa Barreto, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática

Deusarino Oliveira Almeida Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Possui Graduação em Matemática (1997) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Matemática do Ensino Básico (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Ensino de Matemática (PMPEM - 2018) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência nas áreas de Matemática, Modelagem Matemática, Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Participa dos projetos de pesquisa do Grupo de Pesquisas em Ensino da Matemática e Tecnologias (GPEMT/UEPA) desde 2016 e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática das Matemática (GEDIM/UFPA) desde 2018.

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Publicado

2024-04-30