Sugestões complementares para o ensino de números fracionários tendo por base a organização proposta pelo Estado de São Paulo após a nova Proposta Curricular.

Autores

  • Diana Mazo Malheiro PUC-SP

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o material sugerido para professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, apresentando de possíveis sugestões para o ensino de números fracionários. Para elaboração deste material analisamos a organização do caderno do professor e do aluno, desenvolvido e proposto pela Secretaria da Educação de São Paulo, para o ensino dos números fracionários, na 5ª e 6º série (6º e 7º ano) do Ensino Fundamental ciclo II, em uso desde 2008. Esta análise contou com estudos e pesquisas em Educação Matemática e teve como referencial teórico os registros de representação semiótica de Raymond Duval (2003) e os significados dos números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Palavras-chave: Material textual. Ensino de Matemática. Números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. This study aimed to draw up a supplementary material for teachers in state schools of São Paulo, making suggestions for the teaching of fractional numbers. To prepare this material analyzed the organization of the notebook of teacher and student, developed and proposed by the Ministry of Education of São Paulo, for the teaching of fractional numbers in the 5th and 6th grade (6 and 7 years) Elementary School Second Cycle, in use since 2008. This analysis relied on studies and research in mathematics education and has a theoretical semiotic representation of the records of Raymond Duval (2003) and the meanings of fractional numbers: part-whole, measure, quotient, ratio and operator. Keywords: Language material. Mathematics Teaching. Fractional Numbers part-whole, measure, quotient, ratio and operator.

Metrics

HTML views
167
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202647
|

Downloads

Publicado

2011-07-25

Como Citar

MALHEIRO, D. M. Sugestões complementares para o ensino de números fracionários tendo por base a organização proposta pelo Estado de São Paulo após a nova Proposta Curricular. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6320. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção