A natureza das estruturas globais de argumentação em um contexto de ensino baseado em argumentação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p418-448Palavras-chave:
Formação de professores, Argumentação matemática, Argumentação globalResumo
O objetivo deste estudo foi investigar a natureza das estruturas globais de argumentação em um contexto de ensino baseado em argumentação coletiva durante uma investigação matemática. Para tanto, realizou-se um estudo de caso junto a alunos ingressantes em um curso de formação de professores em matemática de uma instituição federal de ensino. Os dados foram coletados por meio de registros escritos em torno da atividade realizada em grupo, bem como por meio de videogravação da argumentação coletiva. Com base no referencial teórico metodológico que tange o assunto, os dados foram analisados de modo a identificar a estrutura de argumentação gerada e o papel do professor no design desta. Como resultado, foram identificadas seis composições estruturais distintas, sendo a estrutura “fonte divergente” um contributo inédito à literatura de pesquisa. O estudo ainda revelou que o tipo de apoio fornecido pelo professor durante a argumentação coletiva interfere na anatomia/design destas estruturas.
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