A emergência de obstáculos didáticos na relação contratual professor-aluno-saber no ensino de probabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p359-391

Palavras-chave:

Contrato didático, Obstáculo didático, Probabilidade

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar de que forma a relação contratual pode influenciar o surgimento de obstáculos didáticos no ensino de probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo o teórico francês Guy Brousseau, o contrato didático diz respeito às cláusulas estabelecidas, sobretudo de maneira implícita, a partir da relação entre professor e aluno diante de um saber pertencente à situação didática. A ideia de obstáculo didático, por sua vez, refere-se às escolhas do professor ao conduzir à situação didática, refletidas em suas ações, falas e gestos, que, potencialmente, obstaculizam a apropriação do saber pelo estudante. O saber matemático contemplado na pesquisa foi a Probabilidade, campo caraterizado pelo indeterminismo, que tem por objeto o estudo do acaso. Os dados da pesquisa de mestrado em questão foram produzidos a partir de duas etapas: a entrevista semiestruturada e a observação de aula, nas quais participaram dois professores de Matemática de uma escola pública do município de São Lourenço da Mata - Pernambuco. Os resultados indicam que a emergência de obstáculos didáticos acontece, sobretudo, nos momentos de negociação das cláusulas do contrato didático, mas também apontaram que também podem emergir em outros elementos que caracterizam o Contrato Didático, como a expectativa, as regras e a ruptura.

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Biografia do Autor

Vitória da Silva Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado em Ensino das Ciências

Anna Paula de Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Educação

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

FARIAS, V. da S.; LIMA, A. P. de A. B. . A emergência de obstáculos didáticos na relação contratual professor-aluno-saber no ensino de probabilidade. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 359–391, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p359-391. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66137. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis