A emergência de obstáculos didáticos na relação contratual professor-aluno-saber no ensino de probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p359-391Palavras-chave:
Contrato didático, Obstáculo didático, ProbabilidadeResumo
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetivou analisar de que forma a relação contratual pode influenciar o surgimento de obstáculos didáticos no ensino de probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Segundo o teórico francês Guy Brousseau, o contrato didático diz respeito às cláusulas estabelecidas, sobretudo de maneira implícita, a partir da relação entre professor e aluno diante de um saber pertencente à situação didática. A ideia de obstáculo didático, por sua vez, refere-se às escolhas do professor ao conduzir à situação didática, refletidas em suas ações, falas e gestos, que, potencialmente, obstaculizam a apropriação do saber pelo estudante. O saber matemático contemplado na pesquisa foi a Probabilidade, campo caraterizado pelo indeterminismo, que tem por objeto o estudo do acaso. Os dados da pesquisa de mestrado em questão foram produzidos a partir de duas etapas: a entrevista semiestruturada e a observação de aula, nas quais participaram dois professores de Matemática de uma escola pública do município de São Lourenço da Mata - Pernambuco. Os resultados indicam que a emergência de obstáculos didáticos acontece, sobretudo, nos momentos de negociação das cláusulas do contrato didático, mas também apontaram que também podem emergir em outros elementos que caracterizam o Contrato Didático, como a expectativa, as regras e a ruptura.
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