Estudo epistemológico do conceito de desvio-padrão

Autores

  • Khadidiatou Gueye Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal
  • Moustapha Sokhna Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal
  • Sounkharou Diarra Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p523-538

Palavras-chave:

Desvio-padrão, Estudo epistemológico, Interpretação, Estatísticas

Resumo

Desde a antiguidade, a matemática tem demonstrado um nível muito alto de criatividade e uma dinâmica impressionante. Entretanto, nos programas de ensino e aprendizado, ela aparece como uma relíquia a ser exibida dentro das paredes da escola. Para romper com esse arcaísmo, a Estatística surgiu como a parte da matemática que pode lançar luz sobre seu dinamismo e suas raízes sociais. Também nesse caso, os aspectos computacionais e teóricos deixaram pouco espaço para uma compreensão clara dos conceitos estudados. O objetivo deste artigo é mostrar, por meio de um estudo epistemológico da noção de desvio padrão, como o estudo da evolução dos conceitos pode nos ajudar a entender seu significado e servir como um recurso para ensiná-los.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Khadidiatou Gueye, Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

Doutora em Didática da Matemática

Moustapha Sokhna, Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

Doutorado em Ciências da Educação

Sounkharou Diarra, Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

Doutor em Didática da Matemática

Referências

Armatte, M. (2004). La théorie des erreurs (1750-1820) : enjeux, problématiques, résultats. Dans E. Barbin, & J.-P. Lamarche, Histoires de probabilités et de statistiques (pp. 141-160).

Armatte, M. (2010). Statut de la Dispersion : de l'erreur à la variabilité. Journal électronique d’Histoire des Probabilités et de la Statistique, 6(1).

Bru, B. (2006). La courbe de Gauss ou le théorème de Bernouilli raconté aux enfants. Math. Sci. hum, Mathematics and Social Sciences(175), 5-23.

Dodge, Y. (2010). Statistique. Dictionnaire encyclopédique. Paris, France: Springer-Verlag.

Dorier, J. (1997). Recherches en Histoire et en Didactique des mathématiques sur l'Algèbre linéaire—Perspective théorique sur leurs interactions. domain_other. Université Joseph-Fourier. - Grenoble I, ⟨tel-00338400⟩. https://theses.hal.science/tel-00338400

Droesbeke, J.-J., & Tassi, P. (1990). Histoire de la Statistique (éd. 2e édition). Paris: Les Éditions de la Chenelière inc.

Fourez, G. et Larochelle, M. (2002). Apprivoiser l’épistémologie. https://doi.org/10.3917/dbu.foure.2002.01

Gauss, C.-F. (1855). Méthode des moindres carrés. Mémoire sur la combinaison des observations. Paris: Traduit par Joseph Bertrand, Mallet-Bachelier.

Noel, G., & Tilleuil, P. (2005). D'où sort la méthode des moindres carrés? Mathématiques et Pédagogie(151), 17-44.

Publicado

2024-04-30