Estudo epistemológico do conceito de desvio-padrão

Autores

  • Khadidiatou Gueye Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal
  • Moustapha Sokhna Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal
  • Sounkharou Diarra Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p523-538

Palavras-chave:

Desvio-padrão, Estudo epistemológico, Interpretação, Estatísticas

Resumo

Desde a antiguidade, a matemática tem demonstrado um nível muito alto de criatividade e uma dinâmica impressionante. Entretanto, nos programas de ensino e aprendizado, ela aparece como uma relíquia a ser exibida dentro das paredes da escola. Para romper com esse arcaísmo, a Estatística surgiu como a parte da matemática que pode lançar luz sobre seu dinamismo e suas raízes sociais. Também nesse caso, os aspectos computacionais e teóricos deixaram pouco espaço para uma compreensão clara dos conceitos estudados. O objetivo deste artigo é mostrar, por meio de um estudo epistemológico da noção de desvio padrão, como o estudo da evolução dos conceitos pode nos ajudar a entender seu significado e servir como um recurso para ensiná-los.

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Biografia do Autor

Khadidiatou Gueye, Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

Doutora em Didática da Matemática

Moustapha Sokhna, Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

Doutorado em Ciências da Educação

Sounkharou Diarra, Universidade Cheikh Anta Diop, Dakar - Senegal

Doutor em Didática da Matemática

Referências

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

GUEYE, K.; SOKHNA, M.; DIARRA, S. Estudo epistemológico do conceito de desvio-padrão. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 523–538, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p523-538. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66234. Acesso em: 22 nov. 2024.