Um estudo da gênese documental de professores para introduzir o ensino de função na educação básica considerando função de uma variável real com várias sentenças matemáticas.

Autores

  • Armenio Lannes Xavier Neto PUC-SP http://orcid.org/0000-0003-2183-5528
  • Maria José Ferreira da Silva PUC-SP
  • Luc Trouche Institut Français de l’Education, École normale supérieure de Lyon, France

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p067-091

Palavras-chave:

Gênese documental, Função de uma variável real com várias sentenças matemáticas, Orquestração instrumental

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma sequência de situações elaboradas com o objetivo de investigar a gênese documental de professores para introduzir o conceito de função utilizando situações que envolvem função de uma variável real com várias sentenças matemáticas. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Documental do Didático e a metodologia foi embasada nos princípios da metodologia de investigação reflexiva. A gênese documental pôde ser observada por meio da mobilização e/ou criação de recursos e esquemas documentais durante a apropriação e aplicação de um dos recursos que integrou a sequência de situações profissionais.

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Biografia do Autor

Armenio Lannes Xavier Neto, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática

Maria José Ferreira da Silva, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática

Luc Trouche, Institut Français de l’Education, École normale supérieure de Lyon, France

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

NETO, A. L. X.; DA SILVA, M. J. F. .; TROUCHE, L. . Um estudo da gênese documental de professores para introduzir o ensino de função na educação básica considerando função de uma variável real com várias sentenças matemáticas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 067–091, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p067-091. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66618. Acesso em: 23 dez. 2024.