Conhecimentos matemáticos para o ensino de figuras planas e espaciais nos anos finais do ensino fundamental: a visualização em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p252-275

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para o ensino, Matemática escolar, Ensino de geometria, Visualização

Resumo

Neste artigo, discutimos sobre conhecimentos para o ensino de figuras planas e espaciais, com foco específico na visualização matemática, desvendados de episódios ocorridos em aulas de geometria em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede federal de ensino e os sujeitos da pesquisa foram o professor de matemática regente da turma, dois estagiários e os estudantes da turma. Os dados produzidos a partir dos episódios foram incluídos na literatura específica sobre a visualização no ensino de geometria na educação básica. A partir da análise de conteúdo de excertos dos episódios, foi possível identificar demandas de saberes que se mostraram específicos para o ensino de geometria, as quais dizem respeito ao tratamento da visualização no ensino de figuras planas e espaciais nos anos finais do ensino fundamental. A partir da análise dos dados, inferimos que as questões relativas à visualização a evidenciaram não somente como um recurso e/ou estratégia para o ensino de geometria, mas como um conhecimento específico para o ensino de geometria no ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Alana Nunes Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora efetiva do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas Naturais e da Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Edicação: conhecimentp e inclusão socia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

PEREIRA, A. N.; ZAIDAN, S. . Conhecimentos matemáticos para o ensino de figuras planas e espaciais nos anos finais do ensino fundamental: a visualização em foco. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 252–275, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p252-275. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66733. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis