Matemática para o ensino do conceito de polinômios a partir de recontextualizações em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p199-225Palavras-chave:
Ensino, Polinômios, Educação básicaResumo
A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de sistematizar uma Matemática para o Ensino do conceito de Polinômios a partir de realizações presentes em livros didáticos. Para isso, tivemos a teoria bernsteiniana e o Estudo do Conceito como fundamentações teóricas e metodológicas. Os resultados obtidos com a análise do conceito de Polinômios em dez livros didáticos, apontam para uma variabilidade de realizações, agrupadas em seis panoramas, a saber: generalização, situações problemas, estrutura algébrica, geométrico, materiais manipuláveis e ilustrativo. Esses panoramas apontam que tal conceito tende a manter um fraco grau de isolamento entre o conceito de Polinômios e outros conceitos matemáticos, bem como com conceitos fora da Matemática, revelando o estabelecimento de vínculos entre eles. Além disso, identificamos que as realizações reconhecidas nos panoramas generalização, estrutura algébrica e geométrico, estabelecem combinações com a Álgebra Abstrata e permitem interpretações mais profundas.
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