Conhecimentos para a formação do professor que ensina estatística na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p226-251

Palavras-chave:

Conhecimentos, Saberes, Formação de professores, Ensino de estatística

Resumo

Tendo o conhecimento docente como objeto de estudo, foi realizada uma pesquisa em periódicos da Educação Matemática com foco em trabalhos sobre o conhecimento do professor que ensina estatística na educação básica. Para tanto, buscou-se artigos que abordam conhecimentos e saberes docentes para o ensino de Estatística, no período de 2019 a 2023. Estabeleceu-se as categorias: conhecimento do conteúdo específico; conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento curricular; saberes disciplinares; saberes da experiência. Nos processos formativos relatados nos artigos analisados, houve maior prevalência dos conhecimentos do conteúdo comparativamente aos conhecimentos pedagógicos. Conclui-se que é necessário, nos processos de formação – inicial e continuada – de professores que vão ensinar Estatística na Educação Básica, ter como pressuposto que o professor, além do conhecimento do conteúdo, precisa explorar situações de aprendizagem em contextos sociais, ocupacionais e científicos.

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Biografia do Autor

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN/SP, mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é docente da Universidade Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Rede Nordeste de Ensino (Renoen/UFS).

Ruy Cesar Pietropaolo, Universidade Anhaguera de São Paulo

Possui mestrado em Educação (Currículo) e doutorado em Educação Matemática pela PUC/SP. Licenciado em Matemática e Pedagogia. Docente do corpo permanente e coordenador do programa de Pós-graduação em Educação Matemática, stricto sensu, da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Silvânia da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Ensino - RENOEN/UFS, mestre em Matemática (PROMAT/UFS), licenciada em Matemática (UFS/SE). Atualmente é docente da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

AMORIM, M. Élid; PIETROPAOLO, R. C.; COSTA, S. da S. Conhecimentos para a formação do professor que ensina estatística na educação básica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 226–251, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p226-251. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66781. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis