Conhecimentos para a formação do professor que ensina estatística na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p226-251Palavras-chave:
Conhecimentos, Saberes, Formação de professores, Ensino de estatísticaResumo
Tendo o conhecimento docente como objeto de estudo, foi realizada uma pesquisa em periódicos da Educação Matemática com foco em trabalhos sobre o conhecimento do professor que ensina estatística na educação básica. Para tanto, buscou-se artigos que abordam conhecimentos e saberes docentes para o ensino de Estatística, no período de 2019 a 2023. Estabeleceu-se as categorias: conhecimento do conteúdo específico; conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento curricular; saberes disciplinares; saberes da experiência. Nos processos formativos relatados nos artigos analisados, houve maior prevalência dos conhecimentos do conteúdo comparativamente aos conhecimentos pedagógicos. Conclui-se que é necessário, nos processos de formação – inicial e continuada – de professores que vão ensinar Estatística na Educação Básica, ter como pressuposto que o professor, além do conhecimento do conteúdo, precisa explorar situações de aprendizagem em contextos sociais, ocupacionais e científicos.
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