Conhecimento matemático para o ensino

diálogo sobre o trabalho docente de professores de matemática que atuam na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p138-164

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para o ensino, Saberes docentes, Licenciatura em matemática

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado da primeira autora e tem como questão orientadora da pesquisa a seguinte: Quais contribuições a experiência profissional no ensino, vivenciada por professores egressos da Licenciatura em Matemática da UEPB, pode oferecer para uma reflexão sobre as relações existentes entre o conhecimento necessário para ensinar matemática na Educação Básica e a formação oferecida no curso? Para tanto, tomou-se como referencial teórico alguns estudos que apontam para as contribuições do Mathematical Knowledge for Teaching - MKT e suas implicações no processo de formação inicial de professores de matemática. Objetivou-se analisar elementos identificados na fala de professores que atuam na Educação Básica que caracterizavam o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) e sua relação com a formação inicial oferecida pela Licenciatura da UEPB. A pesquisa realizada configurou-se como uma investigação qualitativa cujos participantes foram sete professores recém-formados, egressos da Licenciatura em Matemática da UEPB. A Análise dos dados considerou informações obtidas nas entrevistas realizadas com os participantes, seguindo as etapas e orientações descritas pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que os subdomínios que compõem o MKT foram identificados nas experiências e episódios de sala de aula vivenciados pelos professores, com destaque especial para o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes. Os docentes investigados reconhecem a importância do professor de matemática conhecer em profundidade o conteúdo a ser ensinado, todavia asseguram que o trabalho de ensinar demanda uma multiplicidade de saberes que vão muito além do conteúdo específico.

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Biografia do Autor

Marilia Lidiane Chaves da Costa Alcantara, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Educação

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), ambos com pesquisa na linha Educação Matemática. Atualmente, é professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (mestrado e doutorado acadêmicos) e em Educação (mestrado e doutorado acadêmicos), todos da UFRN. É líder do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa. Orienta e desenvolve pesquisas na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática e relações com a leitura e a escrita em matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4238-065X . 

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

ALCANTARA, M. L. C. da C.; NORONHA, C. A. Conhecimento matemático para o ensino: diálogo sobre o trabalho docente de professores de matemática que atuam na educação básica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138–164, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p138-164. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66783. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis