Conhecimento matemático para o ensino
diálogo sobre o trabalho docente de professores de matemática que atuam na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p138-164Palavras-chave:
Conhecimento matemático para o ensino, Saberes docentes, Licenciatura em matemáticaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado da primeira autora e tem como questão orientadora da pesquisa a seguinte: Quais contribuições a experiência profissional no ensino, vivenciada por professores egressos da Licenciatura em Matemática da UEPB, pode oferecer para uma reflexão sobre as relações existentes entre o conhecimento necessário para ensinar matemática na Educação Básica e a formação oferecida no curso? Para tanto, tomou-se como referencial teórico alguns estudos que apontam para as contribuições do Mathematical Knowledge for Teaching - MKT e suas implicações no processo de formação inicial de professores de matemática. Objetivou-se analisar elementos identificados na fala de professores que atuam na Educação Básica que caracterizavam o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) e sua relação com a formação inicial oferecida pela Licenciatura da UEPB. A pesquisa realizada configurou-se como uma investigação qualitativa cujos participantes foram sete professores recém-formados, egressos da Licenciatura em Matemática da UEPB. A Análise dos dados considerou informações obtidas nas entrevistas realizadas com os participantes, seguindo as etapas e orientações descritas pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que os subdomínios que compõem o MKT foram identificados nas experiências e episódios de sala de aula vivenciados pelos professores, com destaque especial para o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes. Os docentes investigados reconhecem a importância do professor de matemática conhecer em profundidade o conteúdo a ser ensinado, todavia asseguram que o trabalho de ensinar demanda uma multiplicidade de saberes que vão muito além do conteúdo específico.
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