Uma Discussão a Respeito da(s) Matemática(s) na Formação Inicial de Professores de Matemática
One Discussion about Mathematics on Initial Preparation of Mathematics Teacher

João Ricardo Viola Santos, Romulo Campos Lins

Resumo


Nosso objetivo neste artigo é apresentar cinco modos de olhar a(s) matemática(s) na formação inicial de professores de matemática. Para isso, realizamos uma leitura de trabalhos que: 1) argumentam a favor da existência de uma única matemática; 2) argumentam que existam diferentes matemáticas. A partir dessa discussão, delineamos algumas implicações para uma estruturação de cursos de Licenciatura em Matemática.

 

The objective of this paper is to show five views of mathematics on initial courses of mathematics teacher education. For this, we carry out one read of works that: 1) argue to existence of only one mathematics; 2) argue existence of different mathematics. We use the Model of Semantic Fields, in specific, the notion of plausible reading to elaborate the five views. So, we point out some implications to a structuration of one initial course of mathematics teacher education.



Palavras-chave


Matemática do Matemático; Matemática do Professor de Matemática; Modelo dos Campos Semânticos

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