Critérios de idoneidade didática como dispositivo de formação com futuros professores de matemática
contribuições para a mobilização do raciocínio pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p470-497Palavras-chave:
Conhecimento didático-matemático, Idoneidade didática, Ação e raciocínio pedagógico, Formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem baseada em projetosResumo
O presente artigo objetiva investigar as possíveis contribuições dos critérios de idoneidade didática para a mobilização do raciocínio pedagógico em espaços formativos que envolvem futuros professores de matemática. Para tanto, utilizaram-se os pressupostos da pesquisa-formação para estruturar uma proposta formativa que abordou o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) nas aulas de matemática. Foram propostas cinco etapas: apresentação da perspectiva da ABP; planejamento de uma proposta ABP; avaliação da proposta utilizando a idoneidade didática como ferramenta; reformulação da proposta; e implementação no contexto escolar. Para a produção dos dados consideraram-se os seguintes instrumentos: gravações em áudio e vídeo; observação; diário de campo; registro dos participantes (proposta ABP elaborada); e grupo focal. Após o processo de organização dos dados oriundos da análise do componente “Relações” da idoneidade epistêmica, assumiram-se como categorias analíticas as etapas de compreensão, reflexão, transformação e novas formas de compreensão. A análise evidenciou a contribuição da idoneidade didática para os processos de reflexão, novas formas de compreensão e transformação.
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