Critérios de idoneidade didática como dispositivo de formação com futuros professores de matemática

contribuições para a mobilização do raciocínio pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p470-497

Palavras-chave:

Conhecimento didático-matemático, Idoneidade didática, Ação e raciocínio pedagógico, Formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem baseada em projetos

Resumo

O presente artigo objetiva investigar as possíveis contribuições dos critérios de idoneidade didática para a mobilização do raciocínio pedagógico em espaços formativos que envolvem futuros professores de matemática. Para tanto, utilizaram-se os pressupostos da pesquisa-formação para estruturar uma proposta formativa que abordou o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) nas aulas de matemática. Foram propostas cinco etapas: apresentação da perspectiva da ABP; planejamento de uma proposta ABP; avaliação da proposta utilizando a idoneidade didática como ferramenta; reformulação da proposta; e implementação no contexto escolar. Para a produção dos dados consideraram-se os seguintes instrumentos: gravações em áudio e vídeo; observação; diário de campo; registro dos participantes (proposta ABP elaborada); e grupo focal. Após o processo de organização dos dados oriundos da análise do componente “Relações” da idoneidade epistêmica, assumiram-se como categorias analíticas as etapas de compreensão, reflexão, transformação e novas formas de compreensão. A análise evidenciou a contribuição da idoneidade didática para os processos de reflexão, novas formas de compreensão e transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do Carmo, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Docente da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

Referências

Altet, M. (2001). As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In L. Paquay, P. Perrenoud, M. Altet, & É. Charlier (Orgs.), Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? (pp. 23-35). Artmed.

Andrade, L. S. (2014). Currículos de matemática no Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva do enfoque ontosemiótico do conhecimento e a instrução matemática [Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil]. http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/179

Backes, V. M. S., Menegaz, J. do C., Miranda, F. A. C., Santos, L. M. C., Cunha, A. P., & Patrício, S. S. (2017). Lee Shulman: contribuições para a investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(4), 1-9.

Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What make it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Behets, D., & Vergauwen, L. (2006). Learning to teach in the field. In D. Kirk, D. Macdonald, & M. O’Sullivan (Orgs.), Handbook of Physical Education (pp. 407-424). Sage.

Breda, A., Font, V., & Lima, V. M. R. (2015). A noção de idoneidade didática e seu uso na formação de professores de Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 8(2), 1-41.

Breda, A., Font, V., & Pino-Fan, L. R. (2018). Critérios valorativos y normativos en la didáctica de las Matemáticas: el caso del constructo idoneidade didáctica. Bolema, 32(60), 255-278.

Carmo, J. C. F. W. G. (2024). Os critérios de idoneidade didática enquanto dispositivo de formação: análise de um processo formativo pautado na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos com residentes e preceptores de matemática do Programa Residência Pedagógica [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto]. https://www.repositorio.ufop.br/items/ec9a0e22-83d4-404f-87dc-b3c53dc7f12b

Carrilo, J., Climent, N., Contreras, L. C., & Munõz-Catalán, M. C. (2013). Determining Specialized Knowledge for Mathematics Teaching. In B. Ubuz, C. Haser & M. A. Mariotti (Eds.), Proceedings VIII Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (pp. 2985-2994).

Ennis, C. (1994). Knowledge and beliefs underlying curricular expertise. Quest, 46(2), 164- 175.

Godino, J. D. (2009). Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 20, 13-31. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1063

Godino, J. D. (2011, Junho 26-30). Indicadores de la idoneidade didáctica de processos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas [Palestra]. XIII CIAEM – IACME. Recife.

Godino, J. D. (2017). Construyendo un sistema modular e inclusivo de herramientas teóricas para la Educación Matemática. In J. M. Contreras, P. Arteaga, G. R. Cañadas, M. M. Gea, B. Giacomone, & M. M. López-Martín (Eds.), Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos (pp. 1-20). Granada.

Godino, J. D. (2021). Da engenharia à idoneidade didática no ensino da matemática. Revemop, 3(1), 1-26. https://doi.org/10.33532/revemop.e202129

Godino, J. D., & Batanero, C. (2009). Formación de profesores de Matemáticas basada en la reflexión guiada sobre la práctica. Actas del VI Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - CIBEM (pp. 4-9). Puerto Montt.

Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2008). Um enfoque ontosemiótico do conhecimento e a instrução matemática. Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 10(2), 7-37.

Godino, J. D., Giacomone, B., Batanero, C., & Font, V. (2017). Enfoque ontosemiótico de los conocimientos y competencias del profesor de matemáticas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 90-113.

Nóvoa, A. (1995). Formação de professores e profissão docente. In A. Nóvoa (Org.), Os professores e a sua formação (pp. 13-33). Dom Quixote.

Park, S., & Oliver, J. S. (2008). Revisiting the conceptualisation of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in Science Education, 38, 261-284.

Salazar, S. F. (2005). El conocimiento pedagógico del contenido como categoría de estudio de la formación docente. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 5(2), 1-18.

Sandín Esteban, M. P. (2010). Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições (M. Cabrera, Trad.). AMGH.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-27.

Shulman, L. S. (2014). Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec| Nova série, 4(2), 196-229.

Silva, J. F. da, & Tinti, D. da S. (2021). Planejamento de espaços formativos e a mobilização do conhecimento didático-matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, 3, 1-26. https://doi.org/10.33532/revemop.e202136

Tardif, M., & Raymond, D. (2000). Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, 21(73), 209-244.

Publicado

2025-05-31

Como Citar

CARMO, J. C. F. W. G. do; TINTI, D. da S. Critérios de idoneidade didática como dispositivo de formação com futuros professores de matemática: contribuições para a mobilização do raciocínio pedagógico. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 470–497, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p470-497. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/70183. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis