Futuros matemáticos e suas concepções sobre o conhecimento matemático e seu ensino e aprendizagem <br> Future mathematicians and their conceptions of the mathematical knowledge and its teaching and learning

Autores

  • Renata Cristina Geromel Meneghetti USP
  • Fernando de Mello Trevisani UNESP

Palavras-chave:

Conhecimento Matemático, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Bacharelado em Matemática

Resumo

Resumo

Neste trabalho busca-se compreender as concepções de conhecimento, ensino e aprendizagem de matemática de futuros matemáticos. Para tal, apresentamos concepções de conhecimento matemático vigentes em algumas das principais correntes filosóficas da matemática, uma vez que se considera que a prática do professor de matemática sofre influência da forma esse concebe o saber matemática. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, estudo de caso, e foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Através desta pesquisa, indica-se que o Bacharelado agregado à Licenciatura (ou à parte desta: referente aos conhecimentos didático-pedagógicos de como ensinar) poderia favorecer uma formação mais adequada ao futuro matemático.

Abstract

Taking referential theoretical conceptions of mathematical knowledge present in some of the main mathematics philosophical currents and considering that the teacher´s practice is influenced by his conception of mathematical knowledge, this research aims to understand the conceptions of mathematical knowledge and its teaching and learning teaching of future mathematicians. It follows a qualitative approach (case study) in which the data were collected by semi-structured interviews and document analysis. This investigation has pointed out that Mathematics together with Mathematics Teaching (or part of this: on the didactic and pedagogical knowledge of how to teach) could be important to formation of the future mathematician, who will probably teach in a college or university.

 

Key-words: Mathematics Knowledge; Mathematics Teaching and Learning; Mathematics Degree.

 

 

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Biografia do Autor

Renata Cristina Geromel Meneghetti, USP

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática e Seus Fundamentos Filosófico Científicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Transposição Didática, História da Matemática, Filosofia da Matemática, Educação Matemática, Filsofia da Educação Matemática, Concepções do Saber Matemático e suas relações com o Ensino e a Aprendizagem da Matemática.

Fernando de Mello Trevisani, UNESP

Licenciado em Matemática na Universidade de São Paulo – ICMC – São Carlos. Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-reitoria de Graduação da referida universidade. Já atuou como professor do Ensino Fundamental e Médio no interior do Estado de São Paulo. Atualmente é mestrando em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro (UNESP - Rio Claro) – área Novas Tecnologias e Educação Matemática.

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Publicado

2013-05-02

Como Citar

MENEGHETTI, R. C. G.; TREVISANI, F. de M. Futuros matemáticos e suas concepções sobre o conhecimento matemático e seu ensino e aprendizagem &lt;br&gt; Future mathematicians and their conceptions of the mathematical knowledge and its teaching and learning. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7058. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

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Artigos