Sou professora de Matemática tradicional! Análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional<br>I'm traditional math teacher! Analyzing traces of Amanda's identity in relation to the professional constitution
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p383-404Keywords:
Comunidade de Prática, Identidade, Desenvolvimento Profissional, OBEDUCAbstract
Este artigo analisa a constituição profissional e o entendimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de uma professora de Matemática, denominada Amanda, membro de uma Comunidade de Prática – CoP, constituída em um dos projetos do OBEDUC. Os dados foram coletados a partir de narrativas e transcrições de encontros da CoP e analisados por meio da teoria social da aprendizagem. A análise permitiu a percepção de diferentes processos de identificação, negociabilidade e afiliação que permearam a escolha e a inserção profissional da professora. Além disso, ao considerarmos os componentes: propriedade de significado e economia de significados, foi possível identificar a constituição do processo de negociabilidade da Amanda em relação ao Ensino da Matemática desde sua inserção como professora de Matemática.
This article analyzes the professional constitution and understanding about the teaching and learning processes of a Mathematics teacher, named Amanda, member of a Community of Practice - CoP, constituted in one of the OBEDUC projects. The data were collected from narratives and transcripts of meetings of the CoP and analyzed through the social theory of learning. The analysis allowed the perception of different processes of identification, negotiability and affiliation that permeated the choice and the professional insertion of the teacher. In addition, when considering the components: property of meaning and economy of meanings, it was possible to identify the constitution of the negotiation process of Amanda in relation to the Teaching of Mathematics since its insertion as teacher of Mathematics.
Metrics
References
BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify: theory, research, critique. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Inquiry as stance: practitioner research for nextgeneration. New York: Teacher College Press, 2009.
FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S.. Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009. p. 233-256.
GRAVEN, M.; LERMAN, S. WENGER, E (1998). Communities of practice: learning, meaning and identity. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 6, n. 2, p. 185-194, jun. 2003.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. LEITE, Silvana C. 8 ed. São Paulo: Cortez. 2010.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
OLIVEIRA, A. M.P. Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática: colaboração e materiais curriculares no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC). In: 37º Reunião Nacional da ANPEd – Trabalho Encomendado GT 19, Anais ..., Florianópolis, 2015.
WENGER, E. Communities of Practice: Learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.
_______. Comunidades de Práctica: Aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Paidós Editora, 2011.
_______. Knowledge management as a doughnut: Shaping tours knowledge strategy through communities of practice. In: Ivey Business Journal, January/February. London: Copyright, p. 1-8, 2004.
WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).