Sou professora de Matemática tradicional! Análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional<br>I'm traditional math teacher! Analyzing traces of Amanda's identity in relation to the professional constitution

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p383-404

Palabras clave:

Comunidade de Prática, Identidade, Desenvolvimento Profissional, OBEDUC

Resumen

Este artigo analisa a constituição profissional e o entendimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de uma professora de Matemática, denominada Amanda, membro de uma Comunidade de Prática – CoP, constituída em um dos projetos do OBEDUC. Os dados foram coletados a partir de narrativas e transcrições de encontros da CoP e analisados por meio da teoria social da aprendizagem. A análise permitiu a percepção de diferentes processos de identificação, negociabilidade e afiliação que permearam a escolha e a inserção profissional da professora. Além disso, ao considerarmos os componentes: propriedade de significado e economia de significados, foi possível identificar a constituição do processo de negociabilidade da Amanda em relação ao Ensino da Matemática desde sua inserção como professora de Matemática.

This article analyzes the professional constitution and understanding about the teaching and learning processes of a Mathematics teacher, named Amanda, member of a Community of Practice - CoP, constituted in one of the OBEDUC projects. The data were collected from narratives and transcripts of meetings of the CoP and analyzed through the social theory of learning. The analysis allowed the perception of different processes of identification, negotiability and affiliation that permeated the choice and the professional insertion of the teacher. In addition, when considering the components: property of meaning and economy of meanings, it was possible to identify the constitution of the negotiation process of Amanda in relation to the Teaching of Mathematics since its insertion as teacher of Mathematics.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por "Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)". Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010, "Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica". Participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2012, intitulado"Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos", projeto em rede com a UFSCar, UFABC e PUC-SP. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais, projeto em parceria entre PUC/SP e UFTM. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

Citas

BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify: theory, research, critique. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Inquiry as stance: practitioner research for nextgeneration. New York: Teacher College Press, 2009.

FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S.. Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009. p. 233-256.

GRAVEN, M.; LERMAN, S. WENGER, E (1998). Communities of practice: learning, meaning and identity. Journal of Mathematics Teacher Education, Netherlands, v. 6, n. 2, p. 185-194, jun. 2003.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. LEITE, Silvana C. 8 ed. São Paulo: Cortez. 2010.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

OLIVEIRA, A. M.P. Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática: colaboração e materiais curriculares no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC). In: 37º Reunião Nacional da ANPEd – Trabalho Encomendado GT 19, Anais ..., Florianópolis, 2015.

WENGER, E. Communities of Practice: Learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

_______. Comunidades de Práctica: Aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Paidós Editora, 2011.

_______. Knowledge management as a doughnut: Shaping tours knowledge strategy through communities of practice. In: Ivey Business Journal, January/February. London: Copyright, p. 1-8, 2004.

WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

Publicado

2019-04-29

Cómo citar

TINTI, D. da S.; MANRIQUE, A. L. Sou professora de Matemática tradicional! Análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional&lt;br&gt;I’m traditional math teacher! Analyzing traces of Amanda’s identity in relation to the professional constitution. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p383-404. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/41286. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos