Commutative and distributive properties in the proposition by Davýdov for mathematics teaching

Authors

  • Joséia Euzébio da Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL https://orcid.org/0000-0001-5738-8518
  • Ediséia Suethe Faust Hobold Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p183-205

Keywords:

Cultural-historical theory, Mathematics education, Multiplication

Abstract

Bibliographical research was developed within the mathematics education context, specifically on the organisation of teaching commutative and distributive properties in relation to multiplication, proposed by Davýdov and coworkers. PhD in Psychology and follower of Vygotsky, Davýdov coordinated the elaborating process of a proposal for mathematics teaching based on the cultural-historical theory. The pedagogical proposal was published in Russia through textbooks and teacher guidance manuals. The aim is to analyse the organising way of mathematics teaching proposed by Davýdov and coworkers in the specificity of commutative and distributive properties of multiplication. The analysis made it possible to reveal that these properties are essential for the constitution of the multiplication table conceptual system, which implies its teaching reorganisation, whose starting point is the relationship between discrete and continuous magnitudes in the interrelationship of arithmetic, algebra, and geometry.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Joséia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos.

Ediséia Suethe Faust Hobold, Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL

Doutoranda em Educação

References

Caraça, B. J. (1959). Lições de álgebra e análise. Gradiva.

Davídov, V. V. (1988). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Trad. Marta Shuare Moscú. Editorial Progreso.

Davýdov, V. V. (1982). Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Editorial Pueblo y Educación.

Davydov, V. V. et al. (2009). Matemática. 3º ano: livro didático e de exercícios do Ensino Fundamental. Vita- Press.

Gorbov, S. F., & Mikulina, G.G. (2003). Ensino de Matemática. 3º ano: livro do professor do ensino fundamental. Vita- Press.

Hobold, E. S. F. (2014). Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina].

Libâneo, J. C., & Freitas, R. A. M. M. (2013). Vasily Vasilyevich Davydov: A escola e a formação do pensamento teórico- científico. In A. M. Longarezi, & R. V. Puentes (orgs.). O Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos (pp. 315-50). Edufu.

Moraes, S. P. G. (2008). Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. [Tese de Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo].

Núñez, I. B., & Oliveira, M. V. F. (2013). Ya. Galperin: a vida e a obra do criador da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos. In A. M. Longarezi, & R. V. Puentes (orgs.). O ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos (pp. 283-313). Edufu.

Panossian, M. L. (2012). Entre o movimento lógico-histórico dos conceitos e a Organização do ensino de álgebra: o exemplo das equações. In Anais da XVI ENDIPE. Unicamp.

Panossian, M. L. (2014). O movimento histórico e lógico dos conceitos algébricos como princípio para constituição do objeto de ensino da álgebra. [Tese de Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo].

Repkin, V.V. (2014). Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, 21(1), 85-99.

Rosa, J. E. (2012). Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná].

Rosa, J. E., & Hobold, E. S. F. (2016). Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicação. Inter-Ação, 41(1), 143-164.

Rosa, J. E., & Marcelo, F. S. (2022). Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino na sistematização de numeração no contexto da formação inicial de professores. Revista de Educação Matemátic (REMat), 10(10), 1-21. https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/610/502

Rosa, J. E., Garcia, M. A. C. N., & Lunardi, M. S. (2021). O desenvolvimento de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem por meio das ações de estudo propostas por Davídov: uma articulação entre Atividade Orientadora de Ensino e Teoria do Ensino Desenvolvimental. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 6, 79-99.

Rubinstein, S. L. (1979). O desarrolo de la psicologia: principios y métodos. Editorial Puéblos y Educación.

Vigotski, L. S. (2000). A Construção do pensamento e da linguagem. Trad. Bezerra P. Martins Fontes.

Горбов, C. Ф., & Микулина, Г. Г. (2003). Обучение математике. 3 класс: Пособие для учителей начальной школы (Система Д.Б.Эльконина – В.В. Давыдова). 2-е ида. перераб. М.:Вита-Прессб.

Давыдов, В. В. О. et al. (2009). Математика. 3-Kjiacc. Mockba: Mnpoc - Аргус.

Published

2023-10-03

How to Cite

EUZÉBIO DA ROSA, J.; SUETHE FAUST HOBOLD, E. Commutative and distributive properties in the proposition by Davýdov for mathematics teaching. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 183–205, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p183-205. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58482. Acesso em: 18 nov. 2024.